Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Terça - 06 de Setembro de 2011 às 21:00

    Imprimir


Segundo informações do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), a baixa umidade relativa do ar deve permanecer em toda a região Centro-Oeste no feriado desta quarta-feira (07.09). Boletim divulgado nesta terça-feira (06.09) pelo CPTEC indica que, no interior do País, a umidade relativa do ar ficará abaixo dos 30%, índice considerado como estado de atenção.

Em Cuiabá, a temperatura nesta quarta-feira varia entre a mínima de 22ºC e máxima de 40º C. A possibilidade de ocorrência de chuva na Capital é de 5%. No feriado, a umidade relativa do ar será de 64% às 3 horas; 39% às 9 horas; 18% às 15 horas e 20% às 21 horas.

CUIDADOS COM A SAUDE - O  Ministério da Saúde divulgou nesta semana orientações a fim de amenizar os efeitos do tempo seco à saúde. A principal é consumir até quatro litros diários de líquidos por dia.

Além do ressecamento da pele, lábios rachados, olhos irritados e sangramento nasal, podem ocorrer problemas mais sérios como a desidratação e o agravamento de enfermidades, principalmente em idosos.

O uso de vaporizadores, umidificadores, toalhas molhadas e baldes com água são indicados para se elevar a umidade nos ambientes.

Durante o período mais quente do dia, das 10h às 15 horas, deve ser evitada a prática de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, que demandam um maior consumo de oxigênio, elevam a temperatura do organismo e aceleram a perda de líquidos.

Para as crianças, a recomendação também é beber bastante líquido, pelo menos dois litros ao dia, para evitar o sangramento nasal, comum no tempo seco






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/18939/visualizar/