Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quinta - 25 de Agosto de 2011 às 20:24

    Imprimir


Em comemoração ao Dia dos Estudantes  (11 de agosto) e ao Dia Internacional da Juventude (12 de agosto), as entidades estudantis e juvenis – AME (Associação Mato-Grossense dos Estudantes Secundaristas), UNE (União Nacional dos Estudantes), Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e o Cuca (Centro Universitário de Cultura e Arte), realizarão o “Agosto da Juventude – Na Consolidação de Direitos!”.  O evento será nesta sexta-feira (26) a partir das 14h, quando acontecerão várias oficinas culturais na Praça das Bandeiras, e à noite vários shows regionais.

O principal momento, de acordo com os organizadores, será às 15h, na Praça das Bandeiras, onde ocorrerá o debate sobre reserva de vagas, com as reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder,  com o reitor da Unemat, Adriano Silva, e a secretária Estadual de Educação, Rosa Neide e os presidentes da Ubes, Yann Ivanovich e da UNE, Daniel Iliesco. As entidades estudantis prometem colocar mais de mil pessoas na praça para convencer a UFMT e a Unemat a aprovarem a reserva de vagas para este ano. De acordo com as entidades, a reitora da UFMT, Maria Lucia, já sinalizou que colocará em votação nos próximos dias a proposta dos estudantes para que, se aprovada, passe a vigorar no Sistema de Seleção Unificado(Sisu)/Enem.

Reserva de vagas                                                                           

A reserva de vagas é uma das principais bandeiras do movimento estudantil, informa os organizadores do “Agosto da Juventude”. A medida beneficiará diretamente os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Já foram organizadas inúmeras manifestações país afora pelas entidades e os dirigentes da Ubes acompanham de perto a tramitação no Senado Federal, do Projeto de Lei (PL) 3627/04, que trata da reserva de vagas, “buscando sensibilizar os parlamentares e a opinião pública para a urgência da questão”. Com a aprovação do PL, “será dado um passo decisivo na democratização do acesso ao ensino superior. Além disso, representará uma vitória concreta dos estudantes secundaristas na luta pela valorização da escola pública”, consideram as entidades.

A Câmara dos Deputados já aprovou o projeto que reserva 50% das vagas em universidades federais para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, garantindo o recorte étnico-racial dentro dessas vagas. “O PL ainda tramita no Senado, mas indiscutivelmente estamos diante de um grande avanço rumo às transformações que o nosso país necessita, especialmente se considerarmos dois principais aspectos”, defendem. “Primeiro, porque estamos falando de uma dívida histórica com os negros e indígenas do nosso país. Em segundo lugar, o Brasil começa, de fato, a constituir uma democracia no acesso à universidade. Quase metade dos brasileiros é de negros, mas quantos destes ocupam as salas de aulas das universidades públicas?”, questionam.

Para as entidades estudantis organizadoras do “Agosto da Juventude”, “o PL da reserva de vagas complementa uma série de medidas avançadas que o Brasil vem construindo nos últimos seis anos e que simboliza uma nova política para a educação no nosso país - A construção de novas Ifes, o Prouni, o Reuni, o PDE, entre outras medidas”.

A organização do “Agosto da Juventude” pretende mobilizar durante os dois dias de evento, mais de 10 mil estudantes. Terá ônibus à disposição em algumas regiões da cidade para os estudantes se deslocarem até os locais do encontro. Estão confirmadas caravanas cidades, como Rondonópolis, Chapada, Cáceres, Jangada, Poconé e Várzea Grande.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/19044/visualizar/