Sobre uso de jatinhos por Bernardo, ela disse que explicações foram dadas. Escolha de novo líder do governo no Congresso pode sair nesta semana.
Ministro Pedro Novais continuará no Turismo, diz Ideli
A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou nesta terça-feira (23), após cerimônia de posse do deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) no comando do Ministério da Agricultura, que o ministro do Turismo deve permanecer no cargo apesar das denúncias de irregularidades na pasta.
“Ele tem respondido de forma muito tranquila, calma, e tem tido mudanças no Ministério do Turismo, adequações, então eu particularmente quero dizer que entendo que a permanência do ministro Novais está dada”, disse.
Sobre o uso de jatos particulares, durante a campanha eleitoral do ano passado, pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, Ideli afirmou que as “explicações devidas” foram dadas.
“Não tem nenhum comentário e os ministros têm dado as respostas devidas. Por exemplo, hoje o ministro Paulo Bernardo está indo à Câmara para falar de rádio digital e ele está absolutamente tranqüilo, ontem emitiu nota, e está tranqüilo para se manifestar sobre essas questões”, afirmou.
Reportagem da revista "Época" deste final de semana afirma que, segundo relatos de dois parlamentares, o casal foi visto em avião de uma construtora que supostamente financiou a campanha de Gleisi Hoffmann ao Senado. Segundo a reportagem, Bernardo teria auxiliado, ainda como ministro do Planejamento, a realização de uma obra tocada pela empreiteira no entorno de Maringá, no Paraná. Em notas, Glesi e Bernardo negaram o uso do avião em troca de favorecimento à empreiteira.
Líder do governo
Ideli também afirmou esperar que a escolha do substituto de Mendes Ribeiro na liderança do governo no Congresso saia nesta semana.
“Estou absolutamente ansiosa para que a presidenta possa nomear rapidamente, ainda esta semana, o líder do governo no Congresso, porque nós precisamos realizar sessão do Congresso e votar matérias”, disse Ideli.
PR
A ministra comentou sobre as negociações para que o PR volte a fazer parte da base aliada do governo. Segundo ela, foram “positivas” as manifestações dos líderes do partido após convite do Planalto para que a sigla voltasse a fazer parte da base.
“Olha eu acho que as manifestações dos próprios líderes do PR depois da nossa conversa na sexta-feira foram bastante positivas, então vamos caminhando, não é?”, afirmou."As minhas conversas com o PR têm sido de muita paciência, de trabalho, de recomposição. Acho que tem um tempo. Estamos num tempo de reaproximação."