Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 31 de Maio de 2011 às 15:47
Por: JOÃO BOSQUO

    Imprimir


Marcos Vergueiro
Governador Silval Barbosa e a primeira-dama Roseli participam da pré Inauguração do Centro Socioeducacional Religioso
Governador Silval Barbosa e a primeira-dama Roseli participam da pré Inauguração do Centro Socioeducacional Religioso
O governador Silval Barbosa participou na manhã desta terça-feira (31.05) da pré-inauguração do Centro Socioeducativo Religioso Presbiteriano de Cuiabá, uma obra de 14 mil metros quadrados que está sendo erguida numa área de 32 mil metros² cedida pelo Governo de Mato Grosso em regime de comodato. A obra – em sua totalidade – deverá estar concluída em 2014.

Silval Barbosa disse que “as igrejas têm um papel muito importante no contexto social de nosso Estado. Primeiro, o de trazer para dentro das igrejas, tirando as pessoas que têm desvio de conduta, ou aquelas que estão desacreditadas de tudo. O segundo é o trabalho social, que a maioria das igrejas desenvolvem, como é esta da Presbiteriana do Brasil, que tem esse papel importante de trabalhar na ressocialização das pessoas, e isso tem contribuído com o Estado”. Segundo ele, as igrejas – através das instituições e atividades sociais – têm mais facilidade de chegar até essas pessoas, que estão precisando dessa atenção, de forma mais rápida e com um custo bem menor, ao prepara-las para ingressar e reingressar na sociedade.

O Centro Socioeducativo Religioso Presbiteriano de Cuiabá, segundo o reverendo Marcos Serjo, pastor da Igreja Presbiteriana da Capital, tem o objetivo de abençoar toda a Cuiabá, oferecendo cursos nas mais diversas áreas, da formação e qualificação de mão-de-obra, oficinas e já a partir de agosto vai começar com cursos para adolescentes.

Quando a obra estiver concluída, vai contar com 20 salas de aula padrão do Ministério da Educação (MEC), para trabalhar na alfabetização de jovens e adultos, no período noturno, e durante o dia realizar cursos de formação e qualificação. Na parte do estacionamento vai ser erguida uma tenda tipo circo para desenvolver as mais diversas atividades circenses. “Vamos trabalhar além do culto, a parte religiosa, esses projetos educativos e sociais. No auge vamos atender de segunda a segunda, de manhã, tarde e a noite”, afirmou. Outro destaque importante, comunicado ao governador Silval Barbosa é que a instituição terá uma gestão ambiental sustentável. No local há um grande depósito para captação de água de chuva, que será utilizado para a limpeza mais pesada.

Segundo o reverendo, com o evento estava sendo entregue a parte de urbanismo e asfalto, sendo que 60% da obra já está concluída e deverá ser totalmente entregue em 2014, junto com a Copa do Mundo.

As obras sociais da Igreja Presbiteriana do Brasil são mantidas com a renda da IPM - Instituto Presbiteriano Mackenzie, mantenedora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, uma das mais respeitadas instituição de ensino do Brasil. As rendas da Mackenzie são voltadas para as obras sociais, como garante o Maurício Menezes, presidente do Conselho Deliberativo da Universidade.

O governador Silval Barbosa, em seu discurso de saudação, fez um rápido panorama socioeconômico o qual Mato Grosso vivencia, com 10% de crescimento ao ano, e fez um convite direto ao reitor da univesidade, Prof. Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto, para que abra um campus em Mato Grosso, que o Estado será parcerio. Maurício Menezes disse que a universidade Mackenzie irá fazer os estudos de viabilidade econômica.

Estiveram presentes Roseli Barbosa, secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social; Eliene Lima, secretário de Ciência e Tecnologia; Alexander Maia, secretário de Meio Ambiente; José Riva, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Carlos Avalone; Roberto Brasileiro, presidente do Conselho Supremo da Igreja Presbiteriana do Brasil, Cláudio Stábile, presidente da OAB-MT e vereador Everton Pop, no ato representando o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo.





Fonte: Secom-MT

URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/19810/visualizar/