Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 05 de Maio de 2011 às 19:04

    Imprimir


Os integrantes do grupo criminoso eram procurados mundialmente.
Os integrantes do grupo criminoso eram procurados mundialmente.
A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira ( 05) de maio, a Operação Niva, com o objetivo de desmantelar organização criminosa formada na sua maioria por cidadãos sérvios, instalada e estruturada em nosso país, tendo como principal atividade o tráfico internacional de drogas.
 
Após dois anos de investigação, 126 policiais federais realizam na data de hoje o cumprimento de 60 mandados judiciais, sendo 28 de busca e apreensão e 32 de prisão temporária, em seis estados: São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Amazonas, Pará e Rondônia.
 
Durante esses anos a investigação resultou na prisão em flagrante de 35 pessoas pelo crime de tráfico de entorpecentes, com a apreensão de 620 kg de cocaína e de aproximadamente R$ 2 milhões de reais pertencentes a essa organização criminosa. 
 
Os integrantes do grupo criminoso eram procurados mundialmente pela periculosidade e potencialidade em crimes relativos ao tráfico de entorpecentes, tinham seus nomes na “difusão vermelha” da INTERPOL, fazendo de seu líder (preso no último domingo 01/05 em cumprimento de mandado de prisão para extradição requerido pelo Governo Sérvio) um dos cinco criminosos mais procurados de seu país.
 
Acordo de Cooperação Bilateral firmado entre o Brasil e a Sérvia em junho de 2010 e a eficaz cooperação com a polícia desse país definiram o sucesso das investigações, que resultaram no desencadeamento da Operação Niva e a prisão e o desmantelamento de tão importante organização criminosa.
 
A 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo determinou o seqüestro de bens de integrantes da organização criminosa, sendo 31 imóveis, 15 veículos de luxo e 03 embarcações o que totalizariam aproximadamente R$ 16 milhões de reais.
 
Até o momento todos os 28 mandados de busca e apreensão (18 SP; 3 ES; 7 AM) foram cumpridos. Dos 32 temporária mandados de prisão foram cumpridos oito em SP; dois no ES; três no PR; dois no AM; um no PA e um em RO. Constatou-se que as pessoas que tinham mandados de prisão em seu desfavor e não foram localizadas encontram-se no exterior.
 
Os criminosos presos serão indiciados, de acordo com suas participações, pelos crimes de: tráfico internacional de drogas; associação criminosa para o tráfico e financiamento da prática do crime de tráfico internacional de droga; artigos 33 e 40 da Lei 11.343/2006, com penas previstas de 5 a 15 anos de reclusão. (Com Assessoria) 




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/20031/visualizar/