Taques cobra instalação da Subcomissão de Segurança Pública
Na quarta-feira (20.04) o senador Pedro Taques (PDT/MT) cobrou do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Eunício Oliveira (PMDB-CE), a instalação da Subcomissão de Segurança Pública. O pedetista destacou a necessidade de debater políticas públicas voltadas para diminuição da criminalidade e enfatizou a possibilidade de discutir temas relevantes como a fiscalização nas regiões de fronteira do país. O presidente da Comissão afirmou que tomará as providências necessárias para a instalação da subcomissão.
“Temos que discutir as razões da criminalidade. Segurança pública não significa só polícia e sim políticas públicas voltadas para que o crime não exista”, lembrou o senador ao sugerir que a CCJ antecipe as discussão afim de seguir recente sugestão feita pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AL), para que os parlamentares passassem a votar de forma temática nos próximos meses.
“Outro tema que pode e deve ser debatido é a segurança nas regiões de fronteira do país. Nesta subcomissão podemos criar medidas para combater o tráfico internacional de armas e drogas”, acrescentou.
O senador fez referência, também, aos cortes no orçamento da Polícia Federal, anunciados nesta semana pelo governo federal. ”Este corte enfraquece a Polícia Federal de Cáceres, região Oeste de Mato Grosso. Temos ali quase 800 km de fronteira com a Bolívia e a presença do aparelho do Estado (Polícia Federal, Secretaria de Segurança Pública e Forças Armadas) é imprescindível para impedir a realização de crimes”, finalizou.