Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 06 de Abril de 2011 às 11:50
Por: Joana Dantas

    Imprimir


Deputado federal Homero Pereira (PR-MT)
Deputado federal Homero Pereira (PR-MT)

Sob sol e chuva mais de 25 mil agricultores rurais, de várias partes do Brasil, deixaram suas lavouras, na terça-feira (05/04), para pedir aos parlamentares, em Brasília, que votem o novo Código Florestal. O deputado federal Homero Pereira (PR-MT), coordenador desse já considerado o maior movimento rural ocorrido na capital federal, disse que as famílias produtoras mostram ao governo, aos parlamentares e à população urbana que estão unidas, querem respeito e não podem mais ser ignoradas.

 “Vocês não vieram aqui à toa. Essa manifestação é para mostrar o quanto estamos unidos nesta causa, para mostrar o quanto o setor produtivo rural quer mudança no Código Florestal. E quer mudança para continuar plantando, mas dentro da legalidade. Quer mudança para que suas famílias sintam orgulho em alimentar essa nação e ainda produzir comida excedente para o mundo”, falou Homero para os participantes.

Homero disse ainda que a presença maciça do setor rural, em Brasília, mostra a importância e a urgência da votação do Código Florestal. “Precisamos dar uma resposta a essa multidão de brasileiros, que percorreu quilômetros de distância, muitos sem asfalto, e uma viagem de mais de dois dias dentro de ônibus, para estar aqui de forma ordeira e sem prejudicar a rotina dos trabalhadores da cidade”, destacou.

Apesar de grandiosa, a manifestação dos produtores não prejudicou o trânsito na capital federal. Em todos os momentos da mobilização não houve interrupção do trafego de carros, ônibus e pessoas na Esplanada dos Ministérios.

Organização

Os produtores contaram como banheiros químicos esparramados ao longo da concentração. Também várias tendas de água, de café e de alimentação. Frutas e bolos, colocados em uma enorme mesa, expuseram alguns dos produtos produzidos pelos agricultores e servidos à população. 

Para proteger os participantes da chuva, foram distribuídas capas de chuvas. Além de seguranças e ambulâncias para eventualidades. Uma gigante bandeira do Brasil foi hasteada próximo ao palco principal. Vários artistas puderam mostrar seus trabalhos durante o evento. 







URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/20329/visualizar/