Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 09 de Março de 2011 às 05:44

    Imprimir


Foto: Arquivo
Ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos
Ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos

As contas da administração do ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), referentes ao exercício de 2009, serão julgadas pela Câmara Municipal na próxima semana. O balanço financeiro aprovado com ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) deveria ir ao plenário na semana passada quando foi antecipada a sessão que iria ocorrer nesta quinta-feira (10).

Nos bastidores, é considerada difícil a aprovação pelo Legislativo municipal das contas administrativas, o que pode levar à inelegibilidade pelo período de oito anos do ex-gestor tucano. Embora não seja declarado publicamente, os parlamentares enxergam a possibilidade de por fim à imagem de submissão que tiveram ao longo da gestão de Wilson Santos marcada pela abertura de Comissões Parlamentar de Inquérito (CPI) do lixo e transporte coletivo que não chegaram a ser concluídas e a aprovação de projetos de interesse do Executivo sem oferecer dificuldades.

Ao mesmo tempo, observam que uma eventual reprovação levaria o prefeito Chico Galindo (PTB) a repensar seu relacionamento com o Legislativo, até aqui marcado pelo afastamento em discussões como coleta de lixo e o problema da água tratada.

Embora o TCE tenha emitido parecer favorável à aprovação, 8 dos 19 vereadores admitem que estão propensos a votar pela reprovação. Conforme o relatório do TCE, as falhas apontadas são de ordem técnica e formal, como deficiência de controle interno e déficit público orçamentário. Outra irregularidade diz respeito ao atraso no envio de duodécimo à Câmara dos Vereadores. As falhas resultaram em recomendações para a atual gestão da prefeitura.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/20689/visualizar/