Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 02 de Março de 2011 às 11:01
Por: SANDRA SANTHANNA

    Imprimir


Marcos Negrini
Mato Grosso aumenta a articulação para que o ‘Novo Código Florestal’ seja aprovado. Secretários de Agricultura de todos os Estados brasileiros e parlamentares das bancadas estadual e federal e lideranças do setor produtivo e prefeitos participaram do manifesto em favor do ‘Novo Código Florestal’, que ocorreu na terça-feira (01.03), em Brasília.

O Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Agricultura (Conseagri) oficializou um manifesto de apoio em prol da aprovação do ‘Novo Código Florestal’ e encaminhou ao gabinete da Presidência da República e aos presidentes da Câmara e do Senado. O Conseagri recomendou aos secretários de agricultura de todo o País que articulem também com os governadores. No caso de Mato Grosso, segundo a Casa Civil, o governador Silval Barbosa já assinou e encaminhou o documento.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Jilson Francisco da Silva, destacou que o ‘Novo Código Florestal’ vai dar condições para que o Estado continue mantendo os índices de crescimento que vem alcançando nos últimos anos. “Somos favoráveis a aprovação do código para garantir a geração de emprego e distribuição de renda. Para se ter uma ideia, se o código não for aprovado mais de um milhão de pequenas propriedades em todo o País não poderão produzir, ou seja, haverá um impacto na redução de oferta de alimentos o que pode elevar o preço dos alimentos para a população consumidora”, esclareceu Jilson Francisco.

O deputado federal Homero Pereira defende o novo código, mas ressalta que ainda não atende a todos os anseios. “A aprovação do código florestal vai trazer segurança jurídica para quem produz, porque hoje estão todos na ilegalidade. A aprovação não vai resolver todos os problemas, mas dará segurança e um pouco de paz”, ressaltou o deputado.

O prefeito de Nova Marilândia e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental também está participando do movimento e disse que o novo código “vai ser o Eldorado mato-grossense porque está ressurgindo um conjunto de ideias que vem ao encontro do anseio da classe produtora do Estado de Mato Grosso, estendendo-se aos demais estados. E cabe a nós políticos nos sensibilizarmos e também mobilizarmos para que tal ideia tenha êxito” , destacou o prefeito.

PRÓXIMO PASSO

Assim que for definida a data para votação do ‘Novo Código Florestal’, a intenção é fazer uma mobilização com os parlamentares, classe produtiva com caravanas para para acompanhar de perto a votação. A meta é que os Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental, ao todo são 15, se reúnam e participem em peso para fortalecer o movimento em Brasília.

Estiveram presentes na caravana de Mato Grosso na capital Federal, representantes da Sedraf, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação Mato-grossese dos Produtores de Algodão (Ampa) e Consórcios Intermunicipais.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/20751/visualizar/