Conjuntura política: Deputado faz atuação parlamentar e contrapõe bate boca público
Sob contestação interna de uma pequena ala do partido, o presidente do PSB de Mato Grosso, deputado federal Valtenir Pereira concentrou-se na atuação parlamentar nas últimas duas semanas ao invés de ir para o bate boca público.
O deputado mostrou serviço e encerra fevereiro com algumas conquistas para Mato Grosso que vão repercutir em políticas públicas de investimento de recursos e acesso aos principais encaminhamentos do Congresso Nacional neste primeiro semestre.
Essa ação política do parlamentar pôde ser resumida na semana passada, após ele reunir-se com o governador Silval Barbosa para apresentar o secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste do Ministério da Integração Nacional, Marcelo Dourado. “Vou responder às críticas com trabalho”, sintetizou ao ser abordado sobre entrevero interno.
O secretário realizou visitas na semana passada a Cuiabá, Rondonópolis e Sinop para verificar Arranjos Produtivos Locais (APLs) que necessitam de recursos da secretaria.Os investimentos reduzirão as desigualdades regionais via agricultura familiar e promoverão a inclusão social e produtiva e o combate à pobreza. No início do mês que vem, Marcelo Dourado virá a Mato Grosso para discutir investimentos para a faixa de fronteira na região de Cáceres.
O roteiro da atuação parlamentar acelerada de Valtenir foi visto após iniciar os trabalhos legislativos. E a todo questionamento sobre sua não aceitação de o PSB continuar no grupo político da eleição passada Movimento Mato Grosso Muito Mais, Valtenir foi enfático e repetiu diversas vezes a aliados do pleito e à opinião pública que agora é momento de honrar o novo mandato e discutir política só no ano que vem. O grupo é composto pelo PDT, PPS e PV.
“É muito cedo para você estabelecer coligação, definir aliados para todos os municípios. O foco do PSB agora é organizar o partido, formar nossas lideranças para terem propostas aos problemas que a população enfrenta”, contrapôs. “Primeiro tenho que justificar com trabalho os 101.907 votos de apoio do povo de Mato Grosso. E falar em coligação só em março de 2012”.
O parlamentar do PSB ainda obteve em fevereiro a indicação do PSB para nomeação do engenheiro sanitarisa Cleber Ávila no segundo escalão do governo federal, como diretor de Promoção de Investimentos do Ministério da Integração Nacional, cujo ministro titular, Fernando Bezerra, é do partido. Uma das funções do cargo é orientar e analisar o acesso aos recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).
Reforma política
Valtenir também conseguiu ser nomeado pelo PSB como um dos três membros do partido para a comissão que vai debater e apresentar propostas para a reforma política da Câmara dos Deputados. Com ele está nesse grupo, por exemplo, a ex-ministra e ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina (SP).
Na segunda-feira, por exemplo, ele e o senador Pedro Taques (PDT-MT) já sentaram e definiram atuação conjunta para realizar sete audiências públicas para debater o tema em Cuiabá e nas principais cidades de Mato Grosso neste mês e em abril. Taques é membro titular da comissão da reforma no Senado e foi eleito com Valtenir na mesma coligação em 2010.
Copa 2014
Logo na primeira semana de trabalho após o retorno do recesso, Valtenir desencadeou uma série de reuniões e articulações em Brasília para trazer recursos para a Copa do Mundo 2014 Fifa Brasil.
Ele reuniu-se com os diretores da Agecopa, Carlos Brito e Agripino Bonilha, para saber das necessidades concretas. E na sequência esteve com o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Dilemário Alencar, e com o prefeito Chico Galindo para tratar sobre a transferência dos comerciantes e feirantes do Terminal Atacadista do Verdão. Ele ainda reuniu-se com esses profissionais.
Na semana passada, de posse de todas as informações, ele reuniu-se ainda com o secretário Executivo do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Navarro Garcia, para verificar a possibilidade de projetos para a Copa 2014 terem recursos da ordem de R$ 140 milhões para obras de desbloqueio do evento. Este tipo de construção refere-se a obras de alternativa viária quando a cidade tiver trincheiras abertas para viadutos e intervenções no trânsito.