Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 16 de Fevereiro de 2011 às 16:29

    Imprimir


A solução do problema do lixo urbano de Cuiabá depende muito mais de vontade política e administrativa do que de capacidade técnica ou financeira. A avaliação partiu dos vereadores Lúdio Cabral (PT), Toninho de Souza (PDT) e Domingos Sávio (PMDB), ao classificar como repugnante e descabida a situação de diversos bairros, inclusive alguns da área central da cidade, na questão da coleta. A pedido dos parlamentares Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) confirmou a existência de pelo menos 14 irregularidades no Aterro Sanitário de Cuiabá, atualmente.

Ou seja, os mesmos problemas que já existiam em 2008, na época da CPI do Lixo. Por isso, a Sema recomendou ao Ministério Público Estadual (MPE), entre outras medidas, a interdição do local, o que nunca aconteceu. “É do domínio público que coleta de lixo regular representa qualidade em saúde pública. E o que vemos hoje na Capital é um verdadeira vergonha”, lamenta o pedetista Toninho de Souza.

O vereador Domingos Sávio lembra que o problema da coleta de lixo existe, em Cuiabá, desde 2005, quando a Quálix ainda era responsável pela coleta. O parlamentar peemedebista lembra que a Delta, nova concessionária do sistema, porém, no começo, até melhorou um pouco, mas, depois, retomou os patamares de serviço ruim da antecessora.

“As imagens são estarrecedoras e apontam falhas gritantes, principalmente na coleta do lixo. Aliás, a coleta de lixo em Cuiabá, da maneira como está sendo realizada é um crime”, disse vereador Lúdio Cabral.




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/20919/visualizar/