Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Segunda - 14 de Fevereiro de 2011 às 10:56
Por: Sandra Carvalho

    Imprimir


Desempregado sai de bicicleta de Várzea Grande para garimpar em Cuiabá
Desempregado sai de bicicleta de Várzea Grande para garimpar em Cuiabá

A falta de oportunidades no mercado de trabalho leva desempregados ou mesmo aqueles que vivem do subemprego a defender algum dinheiro garimpando na estrada de acesso ao aterro sanitário de Cuiabá, a mesma que leva ao distrito do Coxipó do Ouro.

Em três horas de trabalho, Elias já havia encontrado quase 1 grama de ouro. Uma pequena pepita estava entre o achado. “É melhor para achar o ouro depois da chuva”, observa o desempregado, que depois das três horas de procura e da porção de ouro no bolso decidiu retornar para casa. Detalhe: de bicicleta. Com no mínimo R$ 50 garantidos, Elias Gonçalves foi embora alegre. Dois filhos e a esposa o aguardavam em casa.

O garimpo de ouro faz parte da história de Cuiabá. Bandeirante que chegara nessas terras há quase 300 anos vieram em busca de índios para o trabalho escravo nas lavouras de São Paulo e aqui encontraram jazidas de ouro às margens do Rio Coxipó e do Córrego da Prainha. O garimpo atraiu centenas de pessoas e o local passou a se chamar Arraial do Bom Jesus de Cuiabá, a capital de Mato Grosso.



 



 





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/20949/visualizar/