Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Sexta - 11 de Fevereiro de 2011 às 18:28
Por: FABYOLA COUTINHO

    Imprimir


Edson Rodrigues/Setecs-MT
Assinatura de convênio do projeto Vale Luz com o MPT
Assinatura de convênio do projeto Vale Luz com o MPT
Mais uma parceria entre a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs-MT) e a Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região foi firmada nesta sexta-feira (11.02). Desta vez foi celebrado entre as partes o Termo de Adesão ao Projeto Vale Luz, uma ação de responsabilidade sócioambiental do Governo do Estado.

Para a secretária da Setecs e primeira-dama do Estado, Roseli Barbosa, a inclusão do Ministério Público do Trabalho (MPT/MT) contribui para difundir a mudança de conceito na sociedade. “O Programa Vale Luz é uma iniciativa que busca a geração de renda por meio da sustentabilidade ambiental. Assim, as pessoas podem olhar o lixo com outros olhos e mudar a forma de destinação dos resíduos. Para tanto, além da coleta de garrafas plásticas e latas de alumínio, estamos realizando palestras nas escolas para sensibilizar as crianças, uma das principais influenciadoras na alteração de comportamento”, disse a secretária.

Já o procurador-chefe do MPT/MT, Raulino Maracajá Coutinho Fillho, destacou que a adesão ao Projeto Vale Luz representa uma grande satisfação, pois marca o início das ações de preservação do meio ambiente realizadas pela instituição no Estado. “Nossa inclusão no projeto de responsabilidade social do Governo do Estado alinha a Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região com a Política Institucional de Preservação Ambiental traçada pelo MPT, em âmbito nacional”, ressaltou o procurador.

De acordo com o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setecs, Jean Estevan, neste primeiro momento, o MPT/MT apenas aderiu ao Vale Luz, entretanto existe a intenção de transformá-lo em um dos parceiros institucionais do projeto. “Assim como houve a formação de um convênio para reverter os recursos de acordos e multas trabalhistas para o Fundo Estadual de Amparo ao Trabalhador (Feat), para o custeio de cursos de qualificação profissional, nós queremos o apoio do Ministério Público do Trabalho para ampliação das ações do Vale Luz”, pontuou o secretário.

Os parceiros institucionais do projeto ajudam a manter a estrutura montada para atender a ação. Neste sentido, além do Governo do Estado, a Bioterra - empresa de reciclagem, a Rede Cemat, a

 

Alguns destes parceiros, a exemplo do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, trocam o material reciclável arrecadado na instituição por cupons de energia elétrica e colaboram com instituições beneficentes. O Projeto Vale Luz conta atualmente com o apoio de mais de 50 parceiros, entre empresas e órgãos públicos.

COMO PARTICIPAR DO PROJETO

O Vale Luz possui cinco postos de coleta de material, distribuídos nos Supermercados Modelo da Av. Miguel Sutil, Coxipó, Ponte Nova, CPA 3 e Modelo Aeroporto, em Várzea Grande. Os postos funcionam em horário comercial de segunda a sexta-feira e aos sábados das 8h às 12h. Podem ser trocados garrafas plásticas em geral e latas de alumínio por cupons de desconto na fatura de energia elétrica ou alimentos.

 



 

Bimetal e o Supermercado Modelo colaboram com a iniciativa. Os demais participantes do Vale Luz colaboram com a coleta das garrafas plásticas e as latas de alumínio.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/20968/visualizar/