Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quarta - 09 de Fevereiro de 2011 às 13:08
Por: DANA CAMPOS

    Imprimir


Assessoria/PM-MT
Material apreendido pelo 10º BPM
Material apreendido pelo 10º BPM
A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do 10º Batalhão (BPM), prendeu em flagrante dois assaltantes de caixas eletrônicos, por volta das 4 horas da madrugada desta quarta-feira (09.02), em Cuiabá. Foram detidos Algemiro Fancedo Pazeto, de 32 anos e Hilsiomar de Sousa Carvalho, de 30. Com eles os policiais do 10º BPM apreenderam mais de R$ 112 mil em dinheiro, dois cilindros de gás e um maçarico que foram utilizados para arrombar o caixa instalado em uma drogaria na avenida Mato Grosso.

O proprietário do estabelecimento comercial, Miguel Angelo Carrocia, ao destacar a ação da PM, informou que o local estava sem alarme há pelo menos oito meses. “Nós estávamos sem alarme. Foi ótimo que a Polícia Militar avistou a ação e conseguiu evitar o pior. Mesmo de madrugada, a Polícia Militar esteve atenta e presente para evitar que essa ação criminosa fosse concretizada”, relatou.

Conforme o aspirante a oficial Ben-hur Lima Ribeiro Rodrigues, a guarnição composta por dois policiais, em rondas na região da avenida Mato Grosso, perceberam que havia um fresta na porta da drogaria, localizada próxima à Escola Estadual Presidente Médice. “Foi uma situação que chamou a nossa atenção devido ao horário, já que o estabelecimento não funciona por 24 horas”, falou. Em razão disso, os policiais aproximaram do local e sentiram cheiro de queimado. “Foi então que acionamos apoio de mais viaturas”, contou.

Segundo o aspirante, em poucos minutos, com o apoio de mais uma viatura do 10º BPM, quatro policiais entraram no local e deram voz de prisão aos dois assaltantes que se encontravam no interior do estabelecimento. “Não houve reação. Eles foram pegos quando já havia arrombado o caixa e estavam com os produtos do furto em uma mochila”, disse. Além do dinheiro, R$ 112.570, os assaltantes também levariam diversos perfumes importados da drogaria.

Os assaltantes informaram aos policiais que outros dois comparsas estariam na rua, em um carro, para dar apoio à eles no momento da fuga. E que, ao avistarem a viatura policial, devem ter fugido do local. “Ele não informaram qual veículo era. Mesmo se dissessem, possivelmente, mentiriam”, pontuou Bem-hur. Depois de serem presos, os assaltantes foram conduzidos, juntamente com os materiais apreendidos, até o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do bairro Planalto, para que fossem tomadas as devidas providências. Conforme o aspirante Algemiro cerca de dez passagens pela polícia, entre elas por roubo, furto, formação de quadrilha e Hilsiomar possui uma por roubo. Desta vez, ambos deverão responder por furto.

POLICIAMENTO

De acordo com o aspirante Bem-hur, as rondas ostensivas têm sido reforçadas nas áreas onde estão localizados os caixas eletrônicos. “O comando do CR I realizou um mapeamento desses caixas e determinou que houvesse o reforço do policiamento nesses locais”, contou. “Quando passamos por essas áreas, onde sabemos que há um caixa a atenção é redobrada”, afirmou, ao salientar o êxito da prisão dos dois assaltantes.

O comandante do Comando Regional de Cuiabá (CR I), o coronel Zaqueu Barbosa, salienta que o mapeamento dessas áreas e o reforço do policiamento que vem sendo realizado nelas são ações determinadas pelo comandante geral da PM, o coronel Osmar Lino Farias, em razão do diversos casos dessa modalidade de crime que vem sendo registrados em todo Mato Grosso.

No ano passado a PM prendeu 66 pessoas envolvidas em assaltos a caixas eletrônicos em Mato Grosso. Dos 133 ocorrências registradas pela corporação, 69 foram na área do Comando Regional de Cuiabá (CR I), onde 52 pessoas foram detidas. Depois do CR I, os Comandos Regionais de Rondonópolis (CR III) e Tangará da Serra (CR VII) foram os quais obtiveram maior número de casos registrados pela PM. Foram 21 e 15 ocorrências, respectivamente. Sendo que dois criminosos foram presos em Tangará da Serra.

BALANÇO - 2010

CR I – Cuiabá: 69 ocorrências, 52 prisões
CR II – Várzea Grande: 05 ocorrências, nenhum preso
CR III – Sinop: 05 ocorrências, nenhum preso
CR IV – Rondonópolis: 21 ocorrências, nenhum preso
CR V – Barra do Garças: 06 ocorrências, dois presos
CR VI – Cárceres: 06 ocorrências, dez presos
CR VII – Tangará da Serra: 15 ocorrências, dois presos
CR VIII – Juína: nenhuma ocorrência
CR IX – Alta Floresta: 06 ocorrências, nenhum preso
CR X – Vila Rica: nenhuma ocorrência





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/20991/visualizar/