Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 04 de Fevereiro de 2011 às 17:57
Por: Fábio Tito

    Imprimir


Foto: Diógenis Santos
Dep. Fed. Weliton Prado (PT-MG)
Dep. Fed. Weliton Prado (PT-MG)

Mais de um terço das proposições apresentadas no primeiro dia de trabalho na Câmara dos Deputados é de um único parlamentar, de acordo com informações divulgadas nesta sexta (4) pela Secretaria Geral da Mesa Diretora da Câmara.

Aos 35 anos e no primeiro mandato, Weliton Prado (PT-MG) apresentou 93 projetos, o equivalente a 36,6% das 254 proposições protocoladas na quinta-feira (3). Somadas as propostas em que é o autor individualmente (87) e as que assina em conjunto com o deputado Mauricio Rands, do PT-PE (6), Prado protocolou 93 projetos.

Depois de Prado, quem mais protocolou proposições no primeiro dia de trabalho foi Otávio Leite (PSDB-RJ), com 17, seguido de Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG), com 16, Sandes Júnior (PP-GO), com 13, e Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), com 12. No total, 60 deputados apresentaram projetos nesta quinta.

Entre as proposições apresentadas estão projetos de lei e de lei complementar, requerimentos, propostas de emenda constitucional, projetos de resolução, entre outros. A maioria são projetos de lei (162) e requerimentos (71).

A Secretaria Geral da Câmara explicou que alguns projetos foram entregues somente em papel devido a problemas na autenticação eletrônica feita nos próprios gabinetes. Por isso, apenas nesta sexta foi possível contabilizar a quantidade exata.

"Sem ilusão"
Weliton Prado afirma ter como tradição a prática de apresentar muitos projetos. "É simbólico. Eu quero trabalhar. Sempre fui o primeiro da fila. Foi assim nos meus mandatos de vereador e deputado estadual. Mas já conheço muito bem a burocracia do parlamento. É lógico que não tenho a ilusão de aprovar todos. É mais uma forma de pressionar. Vou cobrando a aprovação", afirmou.

Entre os diversos projetos de Weliton Prado para o início de 2011 está o PL 1/2011, primeiro a ser protocolado, em parceria com o também petista Maurício Rands (PE). Ele prevê alterações no processo de licitações e contratos da administração pública, fazendo que a habilitação nas licitações ocorra apenas depois da fase de apreciação das propostas apresentadas e estabelecendo também punição a empresas que agirem de má fé no processo.

"São coisas simples e que fazem a diferença", resumiu Rands, que registrou nove proposições no primeiro dia - seis delas em parceria com o colega Prado.

O deputado mineiro diz que começou a preparar projetos já em novembro, um mês depois de eleito. Na segunda-feira (31), antes mesmo da posse, Prado diz que já começou a colher assinaturas para a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Casa, para apurar denúncias de fraudes e desvios do DPVAT, seguro obrigatório para proprietários de veículos.

"Consegui pegar mais de 171 assinaturas já no dia 31, o suficiente para fazer o requerimento. Agora, já estou com mais de 230", afirmou.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/21030/visualizar/