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SEGURANÇA
Sábado - 15 de Janeiro de 2011 às 11:35
Por: LIDIANA CUIABANO

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Lenine Martins/Secom-MT
Salas de operações do Ciosp
Salas de operações do Ciosp

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) busca estar cada vez mais próxima do cidadão mato-grossense, no intuito de reduzir os índices de criminalidade no Estado. Para tanto, diversos serviços gratuitos estão disponíveis à população, como os números de emergência da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil (190, 193 e 197, respectivamente).

Por esses números a população pode fazer denúncias, comunicar um acidente ou crime, colaborando com o trabalho da Segurança Pública. Ao ligar para qualquer um dos números de emergência a pessoa deve fornecer o máximo de informações possíveis ao operador, como endereço completo e ponto de referência do local do fato, além de informações sobre características dos envolvidos no crime ou acidente.

Todas as ligações aos números de emergência são recebidas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Em 2010 o Ciosp registrou 1.181.805 ligações aos números de emergência, uma média de 3.335 ligações por dia.

Por meio do 190, a Polícia Militar atendeu 133.380 ocorrências em 2010. Já o Corpo de Bombeiros somaram 17.138 atendimentos no ano passado pelo 193, e a Polícia Civil 5.803 ocorrências por meio do 197, totalizando 156.321 atendimentos através dos números de emergência.

Outro serviço gratuito também disponibilizado pela Secretaria de Segurança Pública à população é o disque-denúncia das polícias Militar e Civil. Qualquer denúncia de crimes pode ser feita pelo número 197 e (65) 3613-6997 (Polícia Civil) e 0800 653939 (Polícia Militar). A ligação pode ser feita de qualquer aparelho telefônico, seja fixo ou móvel, com garantia de sigilo. A Polícia Civil também recebe denúncias pelos emails: ciosp197@seguranca.mt.gov.br  e denunciapc197@policiacivil.mt.gov.br.

Ainda pela Polícia Civil está disponível a Delegacia Virtual, pela qual a população fazer o registro de furto e extravio de documentos pessoais, celulares, placa de veículos, registrar o desaparecimento de uma pessoa e até mesmo fazer denúncias.

Em 2010 a Delegacia Virtual registrou 23.660 acessos ao sistema com 18.901 ocorrências legitimadas, quase cinco mil a mais, se comparado com o ano de 2009, quando foram registrados 14.117 boletins procedentes , de 17.718 acessos ao site www.delegaciavirtual.mt.gov.br.

Na página de internet da secretaria (www.seguranca.mt.gov.br ) a população pode saber como funciona a Delegacia Virtual, os números de emergência e disque-denúncia, além de outros serviços disponibilizados pela Segurança Pública.





Fonte: Sesp-MT

URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/21244/visualizar/