Congresso finaliza preparativos para posse de Dilma
O Congresso Nacional ajusta os últimos detalhes para a cerimônia de posse da presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, que será realizada neste sábado (1º).
É no Congresso que Dilma será empossada, ou seja, se tornará oficialmente a presidente do Brasil. Depois, ela seguirá para o Palácio do Planalto para receber a faixa presidencial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Para a cerimônia, tapetes vermelhos já foram colocados em todo o caminho que será percorrido pela presidente nas dependências da Câmara e do Senado. A previsão é de que Dilma suba a rampa do Congresso, mas, caso esteja chovendo, a entrada será feita pela Chapelaria, o acesso principal do Legislativo.
No plenário onde Dilma será empossada, técnicos ajustavam o áudio nesta quinta-feira (30) e funcionários faziam a limpeza do local. O cerimonial já cercou com faixas os espaços onde haverá acesso restrito.
Nesta sexta (31) serão concluídas as instalações dos equipamentos de televisão da TV Câmara e da TV Senado, que farão a transmissão da posse. Os telões espalhados pelo Congresso para transmitir a posse também ainda devem ser ajustados.
Infiltração
Enquanto centenas de pessoas trabalhavam nos últimos detalhes da posse no fim da tarde desta quinta (30), o G1 flagrou uma infiltração no teto na Galeria dos Presidentes da Câmara dos Deputados, recinto que fica ao lado do plenário, onde Dilma será empossada.
(Foto: Mariana Oliveira/G1)
Em pelo menos três pontos do teto do recinto, há goteiras por conta das infiltrações, segundo funcionários da manutenção. Eles disseram à reportagem que reportariam a situação ao responsável pela manutenção.
Segurança
Na área do cerimonial militar e segurança, de responsabilidade do Exército, o foco desta sexta será a recepção dos chefes de governo e Estado que chegarão ao Brasil para a posse. Até esta quinta-feira estavam confirmadas as presenças de representantes de 132 países.
Nesta quinta, de acordo com o Itamaraty, três autoridades internacionais já estavam em Brasília: Abbas El Fassi, chefe de governo do Marrocos; Boyco Borissov, primeiro-ministro da Bulgária; e Mahmoud Abbas, chefe da Autoridade Nacional Palestina.
Festa popular
Após receber a faixa presidencial, Dilma discursará no parlatório do Palácio do Planalto, que foi coberto por conta da chuva nos últimos dias em Brasília.
No fim da tarde, começa o show “Cinco ritmos do Brasil”, na Praça dos Três Poderes, com as cantoras Elba Ramalho, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Mart"nália e Zélia Duncan.
As apresentações musicais, com entrada franca, começam às 10h e vão até as 21h, na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes.