Prefeitura quer acabar com sacolas plásticas em Cuiabá
Resgatar velhos hábitos, ainda que por motivos diferentes, tem se tornado freqüente nos tempos de hoje. Nossos avôs tinham o costume de fechar torneiras, apagar luzes e utilizar sacolas de pano. Esses cuidados eram motivados, em grande parte, para economia de recursos financeiros. Hoje esses hábitos estão sendo retomados por nós por um objetivo muito mais amplo: preservar os recursos naturais e o planeta em que vivemos para as futuras gerações.
A Prefeitura de Cuiabá após a aprovação do Projeto de Lei do Vereador Julio Pinheiro, que dispõe sobre a substituição do uso de sacolas plásticas por sacolas de lixo ecológicas, lança uma campanha para minimizar o uso de sacolas plásticas na cidade, e ao mesmo tempo estudar possíveis medidas legais para promover a substituição gradual das sacolas plásticas até três anos em todos estabelecimentos comerciais de Cuiabá. Para o fiscal do lixo , Helio Augusto Gomes, a intenção é substituir o uso de sacolas por sacos plásticos em supermercados, livrarias, padarias, lojas e outros estabelecimentos por bolsas próprias ecologicamente sustentáveis. “ Vamos desta forma minimizar o tempo de descarte deste material a natureza. O comercio que descumprir a lei que proíbe o uso de sacolas plásticas podem sofrer uma multa de R$ 1.000,00 (mil reais), além da interdição do estabelecimento e a cassação do alvará de localização e funcionamento”.
O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano informou que o núcleo de fiscalização da Smades, ficará responsável pelo comprimento desta lei com relação a fiscalização dos estabelecimento. “Vamos trabalhar ao realizar campanhas educativas e de conscientização do cidadão e instituições a respeito da substituição de que se trata esta lei. As primeiras medidas serão as notificações e em caso de descumprimento o proprietário tem o prazo de 30 (trinta) dias para se regularizar”.