Eleições Suplementares: apenas três urnas foram trocadas na manhã deste domingo
As eleições suplementares que ocorrem neste domingo, 5 de dezembro, em Poconé, Campos de Júlio e Novo Mundo transcorrem dentro da normalidade, com apenas três urnas trocadas pelas de contingência, no município de Poconé.
Em Novo Mundo a coligação “Novo Mundo Mais Forte (PSB e PR)” protocolou às 18 horas e 52 minutos de sexta-feira um requerimento para substituir os nomes que concorrerão na chapa. Como o pedido de substituição foi protocolado após o lacre e a preparação das urnas, a nova chapa concorrerá com o nome, o número e a fotografia do substituído, conforme prescrito no parágrafo quarto do artigo 64 da Resolução TSE de número 22.717/2008, que regula o registro de candidaturas. Desta forma, a chapa passa a concorrer com os candidatos João Hélio (prefeito) e João Edemir Biazzoto (vice-prefeito), em substituição à chapa anterior, formada por José Ademir Tesk (prefeito) e José Hélio (vice).
Além desta chapa concorrem os seguintes candidatos a prefeito em Novo Mundo: Sidney Júlio de Oliveira (PPS), Valério Savedra (PMDB) e Nego Wiliam (PTB). O Tribunal Regional Eleitoral enviou para o município 16 urnas destinadas às seções e nove urnas de contingência, totalizando 25 urnas eletrônicas.
Para Campos de Júlio foram enviadas 20 urnas eletrônicas, 13 para as seções e sete de reserva. São candidatos a prefeito Bruno Jonk (PP), Raimundo Pinheiro Nundes, o Mundico (PT), e Dirceu Comiran (PSDB).
Em Poconé são candidatos a prefeito Ney Rondon (Coligação Compromisso Com Poconé – PP e PTB); Tico de Arlindo (Coligação Poconé Mais Forte - DEM/PSB/PV/PPS e PSL); Pedro Fontes (PR); Meire Adauto (PT); Rodemilson Barros (PDT); e Ornella Falcão (Coligação Avança Poconé - PSB e PT do B).
Os dados dos seis candidatos ao pleito suplementar de Poconé foram inseridos em 93 urnas eletrônicas. Desse total, 79 urnas estão sendo utilizadas nas seções eleitorais e o restante ficará de reserva técnica para o caso de eventuais problemas no equipamento.
Não haverá votação em cadeias públicas nesses municípios.
As eleições suplementares nos três municípios vai até as 17 horas. Elas foram determinadas pela Justiça Eleitoral em razão da cassação dos prefeitos eleitos em 2008. A legislação eleitoral prevê a realização de novas eleições nos municípios onde os eleitos obtiveram votação superior a 50% dos votos válidos.
TREINAMENTO
Na sexta-feira o juiz eleitoral da 4ª Zona Eleitoral de Poconé, Cássio Luís Furim, e a chefe de cartório, Fernanda Jarros, realizaram treinamento com os coordenadores de locais de votação.
O objetivo do treinamento foi dissipar qualquer dúvida em relação ao funcionamento da urna, fluxo de votação, fiscalização dos trabalhos, o que é permitido e proibido, entre outros esclarecimentos.