Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sexta - 03 de Dezembro de 2010 às 13:36
Por: LUCIENE OLIVEIRA

    Imprimir


Assessoria/PJC-MT
Efetivo de policiais das delegacias da Polícia Civil da Grande Cuiabá, foram convocados para operação.
Efetivo de policiais das delegacias da Polícia Civil da Grande Cuiabá, foram convocados para operação.
Vinte e quatro horas em ação para reprimir crimes na Grande Cuiabá. Com este foco, a Polícia Judiciária Civil encerrou nesta sexta-feira (03.12), a operação “Tentáculo”, deflagrada às 6 horas de ontem e finalizada com várias abordagens em 18 pontos de Cuiabá e Várzea Grande com suspeita da prática de crimes, entre eles a exploração sexual infantil e o tráfico de drogas.

Na operação, foram presas 27 pessoas, sendo 12 por mandados de prisão e as demais em flagrante, além da abordagem de 547 pessoas e 161 veículos vistoriados e checados. Também foram apreendidos 4 motocicletas utilizadas para prática de crimes, armas de fogo, materiais de pesca ilegal, eletroeletrônicos (TVs, aparelhos de som, máquinas digitais), R$ 9,3 mil, 80 porções de drogas, 46 volumes de documentos de investigação de sonegação fiscal e corrupção passiva.

O delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Paulo Rubens Vilela, disse que o trabalho foi uma forma de prevenir a ação de bandidos e transmitir tranquilidade aos cidadãos que contribuem com a polícia denunciando atos ilícitos. “Foi uma operação que estrategicamente reuniu todos os policiais das diretorias para levar mais segurança à população, com o cumprimento de mandados de busca e prisão. São ações planejadas que já vem sendo efetuadas pela Polícia Civil no interior e agora na região metropolitana”, afirma Vilela.

Durante a noite e madrugada desta sexta-feira, o efetivo de policiais das delegacias da Polícia Civil das duas cidades, convocados para operação, acompanhados de fiscais do Juizado da Infância e Juventude, simultaneamente fecharam regiões do centro de Cuiabá, como o Beco do Candieiro e bares 24 horas da Praça Maria Taquara, para averiguar denúncias de exploração sexual infantil, tráfico de drogas e outros ilícitos.

Na localidade do Colégio Liceu Cuiabano, os policiais constaram uma situação degradante de usuários de drogas e menores consumindo bebidas alcoólicas. Três menores foram encaminhados ao Conselho Tutelar e confeccionados dois termos circunstanciados de ocorrências (TCO) de uso de drogas.

Na área do Zero Quilômetro, nas proximidades da Praça do Parque do Lago, a fiscalização se concentrou na averiguação de crianças e adolescentes em situação de risco. A equipe coordenada pela delegada Daniela Maidel, da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, de Várzea Grande, autuou três pessoas por servir bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Eles responderam TCO. “A abordagem no local foi feita pela segunda vez e continuará até que cessem as denúncias”, afirma a delegada.

Os policiais fiscalizaram também as regiões do Posto Trevisan e área do Zero Quilômetro, em Várzea Grande, e o Posto São Matheus, no Coxipó. As áreas são consideradas pontos de prostituição e exploração sexual de menores e ainda concentração de traficantes de drogas.

O diretor de inteligência e coordenador geral da operação, delegado Anderson Garcia, avaliou a ação como muito positiva, uma vez que a presença de policiais nas ruas inibe a ação de bandidos. “Constamos que os crimes diminuíram sensivelmente nessas 24 horas. Os homicídios foram zero e até as 3 horas não havia registro de roubo de veículos”, analisa Garcia.

A operação “Tentáculo” foi montada para dar cumprimento a 75 mandados judiciais - 59 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão - demandados a Polícia Judiciária Civil e para constatar pontos vulneráveis nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande denunciados pela população.

Um efetivo de 675 policiais, fiscais e técnicos foi empregado na ação para atacar crimes de tráfico de drogas, roubo a banco, roubo/furto em geral, receptação exploração sexual infantil, sonegação fiscal, corrupção passiva, crimes ambientais, receptação, captura de foragidos e outros delitos.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/21636/visualizar/