Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Terça - 30 de Novembro de 2010 às 23:47

    Imprimir


Ednilson Aguiar

A Defesa Civil de Mato Grosso, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), instalou nos municípios de Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço duas plataformas de coleta de dados (PCDs), estações automáticas hidrometeorológicas.

Estes equipamentos têm a função de registrar, automaticamente, dados sobre o nível do rio e a quantidade de precipitação, de hora em hora. O superintendente da Defesa Civil, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Agnaldo Pereira de Souza, fez uma solicitação a ANA, para melhorar o tempo de resposta do Estado diante de ameaças de desastres naturais tais como alagamentos, enchentes e inundações, pois os dois municípios sofrem com estes tipos de desastres.

O coordenador de Resposta a Desastres e Reconstrução da Defesa Civil, major do Corpo de Bombeiros Elton Guilherme Crisóstomo, em parceria com a ANA, e o Centro de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM), foram os responsáveis pela instalação da Plataforma de Coleta de Dados (PCDs), no município de Santo Antônio do Leverger. Com esta medida, busca-se estruturar a Gerência de Risco e Desastres de Mato Grosso.

O gerente do Centro de Monitoramento de Risco e Desastres da Defesa Civil do Estado, Mário Marcio Rodrigues de Oliveira, disse que com as estações de monitoramento das áreas de risco de desastres a coleta de dados será precisa, o que possibilita reação rápida do Estado diante de possíveis desastres.

As instalações das PCDs são feitas pelos técnicos da unidade de Goiânia da CPRM (SUREG-GO), com acompanhamento da Defesa Civil-MT. A estação de Santo Antônio já está em pleno funcionamento.

Em Barão de Melgaço, a instalação está dependendo de uma estrutura, que já estão providenciado, e ficará pronto até o fim desta semana, período em que será dada continuidade a instalação.

As estações irão fornecer dados referentes à precipitação e nível do Rio Cuiabá nos municípios de Santo Antônio e Barão. Esses dados podem ser visualizados por toda comunidade no site da ANA no endereço eletrônico: www.ana.gov.br. Tais dados possibilitarão à Defesa Civil agir preventivamente, evacuando áreas de risco iminente relacionados a processos hidrológicos.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/21659/visualizar/