Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sexta - 12 de Novembro de 2010 às 16:22
Por: LUZIA ARAÚJO

    Imprimir


Marcos Vergueiro
Seminário de Contextualização da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública
Seminário de Contextualização da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública

O segundo dia do Seminário de Contextualização da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública começou os trabalhos com a palestra do secretário da Casa Militar e presidente da Comissão Organizado Estadual da 1ª Conseg, coronel PM Antônio Roberto de Moraes, que abordou o tema “Contextualização da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, etapa estadual”.

Na palestra o coronel relembrou como foi realizada a Conseg em Mato Grosso. Ele apresentou como foi construído o evento, como foram trabalhadas as diretrizes e os princípios com os participantes, como foi a mobilização e a participação efetiva do poder público, trabalhadores da segurança pública e da sociedade civil organizada durante os nove meses do evento.

Em Mato Grosso, as etapas da Conseg aconteceram no segundo semestre do ano passado. Participaram das discussões do evento no Estado 2.719 pessoas nos sete municípios envolvidos. Nas 18 conferências livres realizadas, 1.913 pessoas puderam discutir propostas para melhoria da Segurança Pública. Na Conseg estadual foram 616 participantes envolvidos no processo de construção de novas políticas para área.

“Foi feito junto com os presentes um balanço dos trabalhos desenvolvidos na 1ª Conseg durante a etapa estadual. É importante relembrar como foi construído o evento que marcou a segurança pública estadual e nacional para que ele não seja esquecido”, explicou o coronel Moraes.

Ainda no segundo dia do Seminário será realizada uma mesa redonda para a avaliação da 1ª Conseg, debates e a criação do Comitê Estadual de Acompanhamento de Implementação das Resoluções da 1ª Conseg, que será formado pelos profissionais da segurança pública, poder público e sociedade civil com objetivo de acompanhar os resultados da 1ª Conseg.

O secretário executivo estadual do GGI, major PM Wankley Correa Rodrigues, explicou como serão os trabalhos durante esta sexta-feira. “Os profissionais de segurança pública e sociedade civil que estiveram em todas as etapas da 1ª Conseg, inclusive na Nacional, irão fazer uma avaliação do evento. No segundo momento do evento será feita a criação do Comitê Estadual”, disse.

Para o representante dos delegados de polícia de Cuiabá na Conferência Nacional de Segurança Pública, em Brasília, Cley Celestino Batista, o Seminário é importante porque será criado o Comitê Estadual de Acompanhamento de Implementação das Resoluções da 1ª Conseg. “O Comitê vai acompanhar todas as evoluções da Segurança Pública aqui no Estado. O Comitê será uma contextualização e uma evolução para que possamos colocar em prática aquilo que foi votado em Brasília no ano passado”, falou.

CONSEG

A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) foi um marco histórico na política nacional, apresentando-se como um valioso instrumento de gestão democrática para o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), dentro de um novo paradigma iniciado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.

Por meio da 1ª Conseg sociedade civil, trabalhadores e poder público discutiram novos caminhos para a construção de um modelo de Segurança Pública no país, momento inédito na história da política brasileira. A Conferência aconteceu de forma ampla envolvendo uma série de etapas: regionais, municipais, estadual e nacional.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/21817/visualizar/