Enem: estudantes reclamam das questões "gigantes" de matemática
Estudantes que participaram da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na tarde de domingo em Florianópolis reclamaram dos enunciados "gigantes" nas questões de matemática.
Os primeiros estudantes começaram a deixar as salas pouco depois das 15h10. João Pedro Fedrizzi, 18 anos, achou as questões muito "longas". "Os enunciados são longos e levei mais tempo para ler o que queriam do que para terminar a prova em si", disse. "Acho que as questões poderiam ter a mesma dificuldade, mas com enunciados mais simples e objetivos".
Ao contrário do primeiro dia de provas, o trânsito no trajeto para o campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi muito tranquilo no domingo. A maioria dos alunos procurou antecipar a chegada ao local para evitar perder o Enem. No sábado, o congestionamento complicou a situação de muitos estudantes e causou correria no campus. Muitos deles não conseguiram chegar aos locais de provas antes do fechamento dos portões.
Tentando usar a nota do Enem para ingressar em um curso de Arquitetura, a estudante Élena Ferreira Betiol, 19 anos, disse ter ido bem na prova mas também lamentou o "tamanho" dos enunciados. "As questões nas provas de matemática são muito exageradas", afirmou. "Isso que acaba deixando a prova cansativa e deixa muitos alunos nervosos. Mas acredito que fui bem".
Realizaram inscrição para prestar o Enem 84.529 alunos em 60 cidades do Estado de Santa Catarina. O órgão ainda não divulgou o número de candidatos que não compareceram.