Assuntos financeiros continuam os mais reclamados do Procon Estadual
Nos primeiros nove meses de 2010 foram registradas 10.905 reclamações no Procon Estadual. Um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 9.622 consumidores registraram problemas com fornecedores no órgão de defesa.
A área que está a frente no ranking como a mais reclamada ainda é a de assuntos financeiros com 3.241 registros, ou 29,7% dos registros. Dentro dessa área os assuntos com maiores reclamações também continuam sendo os bancos comerciais com 957. Seguidos de cartões de crédito (796) e cartões de lojas (417). Os problemas mais frequentes são cobranças indevidas ou abusivas dos consumidores.
Energia elétrica, telefonia celular, telefonia fixa, água e transporte são serviços essenciais que hoje ocupam o segundo lugar no ranking. Juntos obtêm 3.136 das reclamações, 28,7% do total, ficando na frente as reclamações de energia elétrica (962), seguidas por telefonia celular (938), telefonia fixa (718), água e esgoto (416). Cobranças indevidas ou abusivas também são os maiores problemas encontrados.
O serviço essencial que mais recebeu reclamações por cobranças indevidas ou abusivas foi o de energia elétrica, com 831 registros, em relação ao ano passado se observou um aumento de 13%.
O setor de produtos ficou em o terceiro lugar com 2.909 reclamações, ou 26% dos registros. Em relação ao mesmo período do ano passado o setor teve 247 reclamações a mais. Continuaram com o maior número de registros os aparelhos de celular (551), móveis para quarto (264) e microcomputadores ou produtos de informática (250).
Os serviços privados registraram 1252 reclamações, ou 11% do total, ficando em quarto lugar do ranking. O assunto que mais foi reclamado durante os nove primeiros meses do ano foi de provedores de acesso a internet, 397 reclamações, escolas e faculdades também aparecem no ranking com 164 registros e TV por assinatura, 109. Sendo também como principal problema a cobrança indevida ou abusiva.
A saúde com 179 reclamações (1,64%) fica com o quinto lugar no ranking. Dentro desse setor o que mais obteve registros foi plano odontológico com 36 e plano de saúde regulamentado com 35.
Em 2009 o setor de alimentos registrou 13 reclamações, já neste ano foram registradas 137 ou 1,25% das reclamações. Os supermercados ficaram com o maior número de reclamações do setor (100). O sétimo lugar do ranking ficou com o setor de habitação, com 51 registros do Procon Estadual (0,46% do total de reclamações). As principais reclamações foram voltadas para locação de imóveis e condomínio que estão com o mesmo número de registros, 14.
O consumidor pode registrar sua reclamação no Procon-MT, situado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O órgão possui também um posto de atendimento no Ganha Tempo. Os telefones para dúvidas e orientações são 151 ou 3613-8500.