Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Segunda - 27 de Setembro de 2010 às 07:45
Por: DANA CAMPOS

    Imprimir


Lenine Martins/Secom-MT
Rotam participou de operações de repressão ao tráfico de drogas na Grande Cuiabá e também no interior do Estado
Rotam participou de operações de repressão ao tráfico de drogas na Grande Cuiabá e também no interior do Estado
O Batalhão da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam) foi reativado em abril deste ano. Desde então, a unidade da Polícia Militar de Mato Grosso desencadeou diversas atividades de cunho preventivo e repreensivo que contribuíram para os resultados positivos obtidos pela corporação, como nas áreas de combate ao tráfico de entorpecentes e ao porte ilegal de armas. De abril até o último dia 19 deste mês, a Rotam cumpriu 69 mandados de busca e apreensão, realizou 76 apreensões de armas de fogo, registrou 81 ocorrências de tráfico de drogas e conduziu 421 pessoas até a Delegacia de Polícia Civil por diversos delitos.

A unidade policial militar foi reativada com objetivo de atender às metas do Programa da Ação de Segurança (PAS), lançado no mesmo mês pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), cuja proposta era criar e ampliar ações que resultassem na queda dos índices de criminalidade. A partir daí, a Rotam iniciou um trabalho de capacitação e nivelamento de todos seus profissionais, com a meta de contribuir para o avanço do PAS. A unidade reforçou o policiamento em todas as festas tradicionais de exposições agropecuárias como as que foram organizadas em Cuiabá, Tangará da Serra, Primavera do Leste e Alta Floresta. Também intensificou as rondas policiais, dando apoio aos eventos culturais tradicionais do Estado, como o Festival de Inverno, em Chapada dos Guimarães, e a Festa de São Benedito, em Cuiabá.

A Rotam também participou de operações de repressão ao tráfico de drogas, desencadeadas na Grande Cuiabá e também no interior do Estado, como a que foi realizada em julho passado, na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, denominada ‘Operação Genesis’. A ação foi um trabalho conjunto que contou com a participação de 16 instituições da área de segurança pública, entre elas as polícias Militar (PM), Judiciária Civil (PJC) e Federal (PF). Além disso, a Rotam também esteve envolvida em ações sociais como a que foi realizada em Marcelândia, logo após o incêndio que destruiu grande parte da cidade.

A unidade de Polícia Militar foi criada efetivamente em junho de 2001, com a missão de realizar o rádio patrulhamento tático, em apoio às demais unidades policiais militares convencionais. Esse trabalho era realizado de forma efetiva na Grande Cuiabá, mas tinha abrangência em todo Estado. A partir da sua reativação, a Rotam passa a atuar de forma mais ampla e direta nas ocorrências, com o intuito de reduzir o tempo de resposta nas situações de grande risco. Atualmente o batalhão conta com um efetivo de 133 policiais militares e 33 viaturas, sendo 26 carros e sete motocicletas.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/22262/visualizar/