Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Terça - 21 de Setembro de 2010 às 13:48
Por: MARIA BARBANT

    Imprimir


Estiagem longa, baixa umidade relativa do ar e os incêndios florestais são alguns efeitos  das mudanças climáticas
Estiagem longa, baixa umidade relativa do ar e os incêndios florestais são alguns efeitos das mudanças climáticas

A Câmara Temática da Política Estadual, do Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas, realiza na próxima quinta-feira (23.09), das 14 às 18 horas, na Assembleia Legislativa, reunião para discutir os termos do Título III e V, da minuta do texto da Política Estadual de Mudanças Climáticas. Esses títulos referem-se ao Compromisso de Redução de Emissões, Instrumentos de Comando e Controle, Adaptação e Defesa Civil. Os debates vão acontecer na Sala de Reunião da AL.

A versão atual da Política Estadual de Mudanças Climáticas está disponível no site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), no endereço www.sema.mt.gov.br. A ideia é facilitar e apoiar o processo de consulta pública, e receber contribuições de toda a sociedade. Além do texto da minuta está disponível para download a Ficha de Contribuição, onde o interessado poderá registrar as suas propostas que devem ser encaminhadas para o seguinte e-mail:
fmmc@sema.mt.gov.br.

O Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas possui duas câmaras temáticas. Na Câmara Temática da Política Estadual de Mudanças Climáticas, o Grupo de Trabalho (GT) 1 analisa questões ligadas a Energia, Transporte, Indústria, Mineração, Construção Civil e Turismo. O GT 2 discute temas ligados a Biodiversidade, Floresta e Mudanças de Uso do Solo (Agropecuária e outros) e o GT 3 trata de aspectos ligados a Educação, Pesquisa Científica, Inclusão Social, Saúde e Resíduos.

Na Câmara Temática de Mitigação o GT 1 discute a Redução de Emissão de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD).

FÓRUM

O Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas foi criado por lei de iniciativa do Poder Executivo - Lei 9.111, de 15 de abril de 2009. Presidido pelo governador do Estado tem em sua composição 27 membros da sociedade civil e instituições, entre elas Ministérios Público Federal e Estadual, Unesco, Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT), Associações de Povos Indígenas.
Também integram o fórum representantes de 12 Secretarias de Estado e organizações não-governamentais (Ipam, ISA, ICV, TNC, Instituto Ação Verde e Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), e federações produtivas (Famato e Fiemt).

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3613-7276, na Coordenadoria de Mudanças Climáticas da Sema.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/22314/visualizar/