Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Quarta - 06 de Abril de 2016 às 11:36
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


A Secretaria de Assistência Social, por meio da Coordenadoria do Cadastro Único informa à população que o cartão magnético do Programa Bolsa Família já está à disposição na agência da Caixa Econômica Federal, Avenida Couto Magalhães. Nesta agência cerca de 300 cartões estão a disposição dos moradores que são atendidos pelo Programa Federal. O alerta é para os beneficiários que não foram encontrados em seus endereços cujos cartões foram devolvidos à agência bancária.

O cartão é o instrumento que o beneficiário tem para acessar o recurso. De posse do cartão, o primeiro passo e promover o desbloqueio na agência bancária. Após realizar este procedimento, para acessar o recurso o cidadão tem que estar munido de um documento com foto.

A gestora e coordenadora do Bolsa Família no município, Geni Corrello dos Santos disse que aproximadamente 50 mil famílias estão cadastradas no programa do Governo Federal, destas apenas 16.886 recebem o benefício financeiro. A população inserida no programa deve procurar urgente um Centro de Referência de Assistência Social mais próximo de sua residência para atualização cadastral. O não cadastramento pode incidir na exclusão da base de dados do programa bloqueando o benefício.

Os Centros de Referências do Cristo Rei, São Matheus, Jardim Potiguar, Santa Maria e Bem Viver, do Jardim Glória I, possuem as listas de famílias que precisam estar realizando a atualização do cadastro. Vale destacar que beneficiados ou não necessitam atualizar anualmente os dados cadastrais na plataforma do CadÚnico, evitando  assim exclusão.

“Os documentos necessários para atualizar o cadastro são comprovante de endereço, RG, CPF, título de eleitor, carteira profissional, certidão de nascimento/casamento/divórcio do responsável familiar. Dos filhos menores: certidão de nascimento, atestado de escolaridade 2016 e acompanhamento nutricional. E dos filhos maiores de idade se residir com a mãe devem ser apresentados documentos de RG, CPF e certidão de nascimento/casamento/divórcio. Se a família for beneficiária do Programa Minha Casa Minha Vida deve apresentar número do contrato”, enfatizou a coordenadora do Bolsa Família.

“A gestão municipal do Cadastro Único é responsável pela coleta das informações autodeclaratórias das famílias beneficiárias, que devem assegurar a integridade e veracidade dos dados cadastrais incluídos ou alterados. A parceria entre todas as esferas governamentais para a atualização dos dados cadastrais tem o objetivo de impactar positivamente na melhoria da qualidade de vida dos varzeagrandenses”, pontuou a secretária de Assistência Social, Kathe Maria Martins.

SERVIÇOS – A Secretaria comunica que se encontram no setor do Bolsa Família cerca de 204 certidões,  de nascimento, óbito e casamento confeccionadas durante os mutirões do Bolsa Família e Prati-Cidade. As pessoas que solicitaram os serviços podem retirar as certidões no setor do Bolsa Família na Secretaria de Assistência Social.

A Secretaria de Assistência Social está localizada na Avenida Castelo Branco, s/nº, Bairro Água Limpa, em frente à Câmara Municipal de Várzea Grande, telefone 3688.3064. Mais informações pelo telefone 0800.726.0207. Os beneficiários também podem baixar o aplicativo da Caixa Econômica Federal no celular e acessar as informações pessoais no link do Bolsa Família.   




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/2236/visualizar/