Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sexta - 03 de Setembro de 2010 às 11:52

    Imprimir


Ednilson Aguiar/Secom-MT
O Centro Integrado de Operações de Aéreas (Ciopaer) deverá receber dois helicópteros ainda este ano
O Centro Integrado de Operações de Aéreas (Ciopaer) deverá receber dois helicópteros ainda este ano
Além do aumento e capacitação do efetivo, obras, e políticas públicas para redução da criminalidade, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) também vai investir em novos equipamentos para melhorar o atendimento à população durante a Copa do Mundo 2014.

Para o Corpo de Bombeiros Militar existe um projeto na ordem de R$ 80 milhões para aquisição de equipamentos de salva-guarda, além da aquisição de dois helicópteros para resgate e dois aviões. “Vamos melhorar a capacidade de resgate do Corpo de Bombeiros para oferecer uma resposta mais rápida”, disse o secretário adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos.

O Centro Integrado de Operações de Aéreas (Ciopaer) deverá receber dois helicópteros ainda este ano, que darão suporte nas ações policiais aéreas. “Quando terminar a Copa do Mundo todos esses equipamentos serão utilizados em prol da sociedade. Temos a oportunidade agora de melhorar e instalar em Mato Grosso diversos aparatos que hoje não temos”, avaliou o secretário.

A segurança na fronteira também será reforçada. A Agecopa apresentou para a Sejusp o projeto de radar, um equipamento de maior tecnologia que servirá para melhorar o patrulhamento na região fronteiriça. Com o Policiamento Especializado de Fronteira (Pefron) serão adquiridas mais aeronaves, oferecidas capacitação e qualificação para os policiais, além do incentivo financeiro para os militares que trabalham na fronteira.

Outra estratégia definida pelo Estado de redução da criminalidade é a política de ‘Polícia de Proximidade’, que tem o objetivo de aumentar o numero de Bases Comunitárias de Segurança Pública. Mais 34 deverão ser construídas em Mato Grosso. Todas elas serão dotadas de carros, motos e câmeras de vigilâncias. “A Baixada Cuiabana terá o aumento de 24 Bases Comunitárias e o acréscimo de 240 câmeras na região urbana, todas financiadas pelo Governo Federal”, explicou o secretário adjunto de Segurança.

COINCIDÊNCIA DE ÁREAS
Além do aumento e capacitação do efetivo, obras, e políticas públicas para redução da criminalidade, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) também vai investir em novos equipamentos para melhorar o atendimento à população durante a Copa do Mundo 2014. Para o Corpo de Bombeiros Militar existe um projeto na ordem de R$ 80 milhões para aquisição de equipamentos de salva-guarda, além da aquisição de dois helicópteros para resgate e dois aviões. “Vamos melhorar a capacidade de resgate do Corpo de Bombeiros para oferecer uma resposta mais rápida”, disse o secretário adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos.

O Centro Integrado de Operações de Aéreas (Ciopaer) deverá receber dois helicópteros ainda este ano, que darão suporte nas ações policiais aéreas. “Quando terminar a Copa do Mundo todos esses equipamentos serão utilizados em prol da sociedade. Temos a oportunidade agora de melhorar e instalar em Mato Grosso diversos aparatos que hoje não temos”, avaliou o secretário. A segurança na fronteira também será reforçada.

A Agecopa apresentou para a Sejusp o projeto de radar, um equipamento de maior tecnologia que servirá para melhorar o patrulhamento na região fronteiriça. Com o Policiamento Especializado de Fronteira (Pefron) serão adquiridas mais aeronaves, oferecidas capacitação e qualificação para os policiais, além do incentivo financeiro para os militares que trabalham na fronteira. Outra estratégia definida pelo Estado de redução da criminalidade é a política de ‘Polícia de Proximidade’, que tem o objetivo de aumentar o numero de Bases Comunitárias de Segurança Pública. Mais 34 deverão ser construídas em Mato Grosso. Todas elas serão dotadas de carros, motos e câmeras de vigilâncias. “A Baixada Cuiabana terá o aumento de 24 Bases Comunitárias e o acréscimo de 240 câmeras na região urbana, todas financiadas pelo Governo Federal”, explicou o secretário adjunto de Segurança.

Estabelecimento de metas, é outra proposta definida para redução da criminalidade em Mato Grosso. A ação já é executada nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco, e tem como objetivo fazer com que os órgãos coincidam as suas áreas de atuação para que sejam estabelecidas metas, e premiação para aquelas unidades que consigam reduzir a criminalidade.

Outro fator importante é a quantidade de bancos de dados que a Segurança Pública possui. No mês de setembro Mato Grosso terá as bases unificadas com a Polícia Federal. “Com uma única senha vamos conseguir pesquisar todas as bases de dados da Polícia Federal, que terá alcance na base de dados da Segurança Pública, facilitando nosso trabalho com a diminuição do tempo de pesquisa”, destacou o secretário.

Por: LUZIA ARAÚJO E LIDIANA CUIABANO





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/22513/visualizar/