Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Quarta - 01 de Setembro de 2010 às 12:47

    Imprimir


Especialista em recuperação judicial, Dr. Euclides Ribeiro
Especialista em recuperação judicial, Dr. Euclides Ribeiro

Com o objetivo de demonstrar a importância da recuperação judicial para as empresas e a para  justiça e o reflexo dessa medida na cadeia econômica, o especialista em recuperação judicial, Euclides Ribeiro inovou e criou um documentário que trata a realidade das empresas em recuperação. O vídeo deve ser apenas o primeiro de uma série de cases das empresas que  encontraram na negociação a única forma de se manter no mercado.

O recurso consiste na apresentação do funcionamento da Usina de Ácool do Pantanal, a Alcopan, de Poconé, que ficou com as atividades paralisadas por dois anos devido ao passivo de R$ 60 milhões. Após aprovação do plano de recuperação pelos credores, a empresa voltou a funcionar e retomou o aquecimento da economia regional, bem como o preenchimento de centenas de postos de trabalho.

A iniciativa de fazer o vídeo surgiu com o intuito de sensibilizar magistrados e diminuir a resistência de credores, que por diversas vezes, se opõem à recuperação judicial. “É chegada a hora de demonstrarmos que de fato é possível reestruturar uma empresa viável e fazer com que a mesma volte a trabalhar a pleno vapor, satisfazendo o interesse da sociedade”, explica Dr. Euclides.

Na visão do advogado, a dificuldade em aceitar o processo se deve à antiga condição da concordata que apenas adiava a inevitável falência da empresa. Com o surgimento da Lei 11.101/2005, muitos ainda se sentiam incrédulos quanto à eficácia do plano e decidiam não aceitar a proposta de recuperação, julgando que não seriam beneficiados. O Dr. Euclides Ribeiro por diversas vezes presenciou atitudes como essa nas Assembleias de Credores.

Por acreditar que a internet seja uma aliada no repasse de valiosas informações, o advogado se aventurou em uma mídia que em muito se distingue dos tradicionais papeis com os quais ele sempre trabalhou. “A sensibilização dos credores e até mesmo do Ministério Público quanto à relevância social da recuperação judicial se tornaram uma tarefa árdua que extrapola os limites do papel e da caneta. Hoje, com um único vídeo na internet podemos demonstrar que a recuperação judicial é capaz de tirar uma empresa da beira do abismo e levá-la ao patamar que merece e deveria encontrar-se sempre não fosse a crise que lhe abateu por motivos, que muitas vezes são externos e alheios à sua vontade”.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/22535/visualizar/