Brasil anuncia primeira indústria de logística reversa da América Latina
O Brasil terá a primeira indústria da América Latina de manufatua reversa de equipamentos de refrigeração e de retirada dos gases nocivos à camada de ozônio e causadores do aquecimento global. O anúncio será feito nesta segunda-feira (30, às 17h, no Ministério do Meio Ambiente, pelos secretários de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Branca Americano, e de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Silvano Silvério.
Coordenado pelo MMA, o projeto terá o investimento de cinco milhões de euros doados pelo governo alemão, por meio da Agência de Cooperação Técnica (GTZ). O consórcio Revert Brasil Soluções Ambientais será o responsável pela operação e gestão do equipamento de logística reversa. Além dos equipamentos, o consórcio - escolhido em processo de seleção - também recebeu treinamento técnico.
O maquinário vai permitir a separação completa de todos os componentes de um refrigerador, como, por exemplo, metal, plástico, óleo, mercúrio e CFCs, tanto do circuito de refrigeração quanto da espuma de isolameno.