Sistema Fiemt e Sindusmad oferecem parceria para ajudar na reconstrução de Marcelândia
Oportunizar uma chance de recomeçar a todas às famílias que tiveram suas casas destruídas pelo incêndio que atingiu o município de Marcelândia-MT e a todos aqueles que perderam empregos, em decorrência do fogo que assolou o setor industrial da cidade. Este é o objetivo da parceria que o Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) oferecerem a prefeitura do município.
“Sabemos que os prejuízos são imensos, mas vamos somar esforços e contribuir para colocar novamente o município na normalidade. Vamos colaborar oferecendo os nossos serviços, pois sabemos das dificuldades e adversidades que a cidade está enfrentando”, destaca o presidente do Sistema Fiemt, Jandir José Milan. Ainda conforme Milan, é necessário agir para minimizar os inúmeros problemas surgidos em relação à grande parcela de desempregados, vítimas do incêndio.
A iniciativa propõe a capacitação imediata de 300 pessoas em cursos de educação profissional. As qualificações que serão disponibilizadas irão atender a demanda do município e as necessidades serão diagnosticadas por uma equipe técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) em conjunto com a prefeitura de Marcelândia.
Já o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) irá estabelecer parcerias para elevação da escolaridade dos trabalhadores afetados, através do Programa Educação do Trabalhador nas modalidades de alfabetização ou conclusão dos ensinos fundamental e médio. Também será ofertada a formação em cursos de aproveitamento de alimentos e alimentação inteligente, por meio do Programa Cozinha Brasil.
Para agilizar o trabalho de diagnóstico, já foi determinado que as unidades do Sesi e do Senai do município de Sinop, encaminhem para o local uma equipe para avaliar a situação dos moradores do município.
Incêndio - a tragédia aconteceu no último dia 11 de agosto de 2010, quando um incêndio de grandes proporções atingiu o setor industrial do município de Marcelândia e parte do Parque Municipal Buriti. O fogo alcançou 11 empresas madeireiras que, segundo dados preliminares levantados pela equipe da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania, sofreram perca ou danos em suas propriedades e que seis empresas madeireiras tiveram perca total, além do registro de 77 famílias que foram desalojadas na área industrial.