Biometria não será obrigatória em Cuiabá e Várzea Grande
A identificação biométrica de eleitores não será obrigatória em Cuiabá, Várzea Grande e outros 112 municípios de Mato Grosso nas Eleições 2016. Nestas cidades, a orientação é que apenas os eleitores que estejam com título cancelado ou que precisam confeccionar o primeiro título devem procurar a Justiça Eleitoral neste último mês de atendimento antes do fechamento do cadastro eleitoral, que acontece no dia 4 de maio. Também tem preferência de atendimento no mês de abril os eleitores que precisam transferir o domicílio eleitoral, de um município para outro.
Os eleitores que não se enquadram nestas três situações (título cancelado, confecção do 1º título e transferência de domicílio de uma cidade para outra) podem fazer o cadastro biométrico depois das eleições de outubro deste ano.
Eleitor com multa também poderá votar
Também podem aguardar a reabertura do cadastro eleitoral os eleitores que possuem multas por ter deixado de votar em uma ou duas eleições. A multa não impede o exercício do voto. O título só é cancelado após a ausência do eleitor em três eleições consecutivas, lembrando que cada turno é considerado uma eleição. O cadastro eleitoral será reaberto em novembro.
Da mesma forma, o eleitor que perdeu o título pode votar portando apenas um documento oficial com foto, sem necessidade de procurar a Justiça Eleitoral neste momento para retirar a segunda via do documento.
Eleitor pode consultar na internet se está em situação regular
A orientação da Justiça Eleitoral visa reduzir as filas que estão se formando nos postos de atendimento da biometria, em especial em Cuiabá e Várzea Grande. Muitos eleitores tem procurado os cartórios eleitorais apenas para saber se estão regulares com a Justiça Eleitoral. Esta informação pode ser acessada pelo site do Tribunal (www.tre-mt.jus.br), na aba Eleitor/Situação Eleitoral. No site do TRE na internet também é possível imprimir a Certidão de Quitação Eleitoral.
Os eleitores que precisam consultar sua situação perante a Justiça Eleitoral, mas que não possuem acesso à internet, podem fazer esta consulta por telefone junto à Ouvidoria Eleitoral, no telefone 0800.647.8191. A ligação é gratuita e aceita chamadas de celulares sem crédito.
Veja quais são os municípios onde a identificação biométrica será obrigatória