Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Terça - 05 de Abril de 2016 às 14:00
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Cerca de novecentas pessoas foram atendidas pelas Ações Integradas de Cidadania, realizadas no último final de semana. Desta vez, os serviços para acesso à cidadania foram levados pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) aos moradores de Sorriso (395 km da capital) e Cuiabá.

No sábado (02.04), as equipes da secretaria-adjunta de Cidadania da Setas foram a Sorriso atender a população em parceria com o programa Ação Justiça Comunitária. Somente no município, foram 132 pessoas beneficiadas com serviços de emissão de certidão de nascimento, casamento e óbito, declaração de hipossuficiência, fotos 3x4, entre outros.

Já em Cuiabá, no Distrito de Coxipó do Ouro, foram 775 pessoas atendidas somente no domingo (03.04) em parceria com a ação Memoral da Assembleia. No local, além da documentação básica, também foram viabilizadas fotocópias de documento, carteira de pescador amador, cópias e plastificação de documentos.

Para o superintendente de Cidadania da Setas, Juliano Rabelo, o alto número de atendimentos demonstra a necessidade que a população tem do auxílio do Governo do Estado para ter acesso a princípios básicos que qualificam qualquer pessoas como cidadão de direitos.

“Temos muitas pessoas em cidades grandes e mesmo na capital, que ainda não tem acesso sequer a certidão de nascimento. Então, nós continuaremos realizando esse trabalho de estender a mão amiga do Governo do Estado, para que todos em situação de vulnerabilidade sejam auxiliados”, disse o gestor.

O programa Ações Integradas de Cidadania é a frente de atuação da Setas que busca levar acesso aos direitos básicos de cidadania aos moradores mato-grossenses em situação de vulnerabilidade social. Entre os serviços está a documentação, já que muitos cidadãos ainda não possuem sequer registro de nascimento ou certidão de casamento.

Somente em 2015 foram cerca de trinta mil pessoas beneficiadas com o programa, que percorreu quarenta municípios em todo o Estado. 

Parcerias

Entre os principais parceiros do programa Ações Integradas de Cidadania estão o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretarias Municipais de Saúde e Instituto Lions da Visão. A meta é que em 2016 o número de parceiros seja ampliado para que mais serviços sejam ofertados.

São o público alvo do programa pessoas de todas as faixas etárias, que vivem em situação de pobreza e onde se verifica incidência de analfabetismo, desconhecimento da garantia dos direitos e deveres como cidadão.  




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/2275/visualizar/