Ações Integradas levam documentação para 900 pessoas no fim de semana
Cerca de novecentas pessoas foram atendidas pelas Ações Integradas de Cidadania, realizadas no último final de semana. Desta vez, os serviços para acesso à cidadania foram levados pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) aos moradores de Sorriso (395 km da capital) e Cuiabá.
No sábado (02.04), as equipes da secretaria-adjunta de Cidadania da Setas foram a Sorriso atender a população em parceria com o programa Ação Justiça Comunitária. Somente no município, foram 132 pessoas beneficiadas com serviços de emissão de certidão de nascimento, casamento e óbito, declaração de hipossuficiência, fotos 3x4, entre outros.
Já em Cuiabá, no Distrito de Coxipó do Ouro, foram 775 pessoas atendidas somente no domingo (03.04) em parceria com a ação Memoral da Assembleia. No local, além da documentação básica, também foram viabilizadas fotocópias de documento, carteira de pescador amador, cópias e plastificação de documentos.
Para o superintendente de Cidadania da Setas, Juliano Rabelo, o alto número de atendimentos demonstra a necessidade que a população tem do auxílio do Governo do Estado para ter acesso a princípios básicos que qualificam qualquer pessoas como cidadão de direitos.
“Temos muitas pessoas em cidades grandes e mesmo na capital, que ainda não tem acesso sequer a certidão de nascimento. Então, nós continuaremos realizando esse trabalho de estender a mão amiga do Governo do Estado, para que todos em situação de vulnerabilidade sejam auxiliados”, disse o gestor.
O programa Ações Integradas de Cidadania é a frente de atuação da Setas que busca levar acesso aos direitos básicos de cidadania aos moradores mato-grossenses em situação de vulnerabilidade social. Entre os serviços está a documentação, já que muitos cidadãos ainda não possuem sequer registro de nascimento ou certidão de casamento.
Somente em 2015 foram cerca de trinta mil pessoas beneficiadas com o programa, que percorreu quarenta municípios em todo o Estado.
Parcerias
Entre os principais parceiros do programa Ações Integradas de Cidadania estão o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretarias Municipais de Saúde e Instituto Lions da Visão. A meta é que em 2016 o número de parceiros seja ampliado para que mais serviços sejam ofertados.