Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Segunda - 09 de Agosto de 2010 às 18:56
Por: ENEÍDES MARTINS

    Imprimir


Marcos Vergueiro
Equipes também realizam o serviço de fiscalização para a detecção de infração ambiental
Equipes também realizam o serviço de fiscalização para a detecção de infração ambiental

Uma operação conjunta com o objetivo de controlar os focos de incêndios florestais foi montada neste fim de semana, para atuação nas áreas de maior incidência no Estado. A Secretaria de Meio Ambiente, a Superintendência de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Ibama/ICMBIO estão com estrutura em áreas de preservação no município de Nova Xavantina, Cocalinho, Sinop, Cuiabá, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade (Serra Ricardo Franco), Xingu.

Nas regiões do entorno do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que envolve o Lago de Manso, Nova Brasilândia e Campo Verde, um grande foco que pode invadir a área de preservação, está sendo combatido com brigadistas bombeiros e do Ibama/ICMBIO. O Centro Integrado Multiagências (CIMAN/MT) informou que os homens estão trabalhando no local com o apoio de proprietários de áreas e com a comunidade.

Uma equipe formada por bombeiros de Cáceres está no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, (562 quilômetros de Cuiabá), na Região Sudoeste do Estado, realizando combate ao incêndio florestal que atinge uma Área de Preservação Ambiental (APA), Serra de Ricardo Franco. Segundo o CIMAN, existem áreas próximas da fronteira com a Bolívia, onde posseiros estão ateando fogo, a fim de garantir a propriedade da terra.

Brigadistas estão nos municipios no entorno do Parque Nacional do Xingu, em Cocalinho, Campinapolis, Confresa e São José do Xingu. Nestes locais, existem uma grande porção de terras com incêndios florestais. A área do Parque, conta com as Brigadas Indigenas que estão atuando na vigilância. A área total da reserva, conta com mais de 27 mil quilômetros quadrados, situado ao Nordeste de Mato Grosso, numa zona de transição florística entre o Planalto Central e a Floresta Amazônica.

Em São José do Xingu, um incêndio de grandes proporções começou em uma fazenda, o proprietário disponibilizou pessoas, trator para o aceiro, caminhão pipa. Em Confresa, brigadistas municipais e da Ong Aliança da Terra combatem o incêndio há uma semana. Existia três focos que se alastrava na região, um foi extinto, e o trabalho prossegue para a conteção dos outros dois.

No municipio de Sinop, o monitoriamento está sendo realizado no Parque das Araras e na região do Canarinho, próximo a Santa Carmem. Na Gleba Mercedes, o fogo está sendo combatido há mais de uma semana. Após o término dessa operação no local, os brigadistas continuarão na região para combate a outros focos.

Equipes também realizam o serviço de fiscalização para a detecção de infração ambiental, com multas para o proprietário que tiver terras com foco de incêndios.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/22773/visualizar/