Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 05 de Agosto de 2010 às 11:32
Por: LUZIA ARAÚJO

    Imprimir


Assessoria/Sejusp-MT
Apreensão do entorpecente ocorreu no posto do Matão
Apreensão do entorpecente ocorreu no posto do Matão
O Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) encerrou, na quarta-feira (04.08), a operação "Rescaldo’, que teve como objetivo coibir o tráfico de drogas nas regiões de fronteira do Mato Grosso com a Bolívia.

Durante sete dias, os policiais apreenderam 400 gramas de entorpecentes, abordaram 6.027 pessoas e vistoriaram 5.439 bagagens e 3.745 veículos. A apreensão do entorpecente aconteceu no posto fixo do Matão, durante abordagem a um passageiro que viajava em um ônibus que seguia de San Inácio, na Bolívia, para Pontes e Lacerda.

Durante revista aos passageiros, os policiais notaram em um deles um comportamento que demonstrava nervosismo. Com ele foi encontrado os 400 gramas de pasta base de cocaína que estavam escondidas no fundo falso dos seus sapatos. O suspeito foi encaminhado para a Polícia Federal de Cáceres e irá responder pelo crime de tráfico de drogas.

GEFRON

O Grupo Especial de Segurança de Fronteira é uma força integrada por órgãos de segurança pública do Estado cuja missão é apoiar os órgãos federais responsáveis pela segurança na fronteira do Brasil com a Bolívia.

Neste grupo, as Polícia Civil e Militar desenvolvem um trabalho conjunto de atuação contra o tráfico de drogas. O Gefron conta hoje com uma equipe de 98 policiais, cobrindo uma área de 983 quilômetros de fronteira, sendo 233 de região alagada. São ao todo cinco pontos de fiscalização (Porto Esperidião, Vila Cardoso, Matão, Avião Caído e Barreira do Limão).

FRONTEIRA NO BRASIL

A faixa de fronteira é a principal rota de entrada de drogas e armamentos que abastecem os grandes centros urbanos. O Brasil tem 16,8 mil quilômetros de fronteiras, sendo a maior parte, 9.523 quilômetros (56,42% do total), de rios, lagos e canais. As fronteiras secas correspondem a 7.363 quilômetros (43,58%).






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/22812/visualizar/