Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Segunda - 26 de Julho de 2010 às 15:08
Por: LAURA PETRAGLIA

    Imprimir


Maior operação de combate ao tráfico de drogas já realizada no país, integrou forças estaduais e federais.
Maior operação de combate ao tráfico de drogas já realizada no país, integrou forças estaduais e federais.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp), apresenta nesta terça-feira (27.07), às 10h, no Salão Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, os dados e resultados da Operação Gênesis que encerra a zero hora desta terça, em todo território mato-grossense que faz fronteira com a Bolívia.

A ação, a maior operação de combate ao tráfico de drogas já realizada no país, integrou forças estaduais e federais ligadas à Segurança Pública no combate ao narcotráfico, nos 983 quilômetros de fronteira que o Estado possui com o país vizinho.

Centenas de policiais militares e civis do Estado, da Força Nacional, Exército Brasileiro, Marinha, Polícia Federal, Força Aérea Nacional (FAB), da Policia Rodoviária Federal, membros da Receita Federal e do Policiamento Especializado de Fronteira (Pefron), reforçaram o quadro de policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), para atuação na fronteira por terra, água e ar, fechando assim o cerco contra o tráfico internacional de drogas.

A operação Gênesis foi desencadeada a zero hora da última terça-feira (20.07), no município de Porto Esperidião, a 358 quilômetros de Cuiabá, na região Oeste de Mato Grosso. Por ser a primeira operação do gênero no País, que dá origem às próximas a serem desencadeadas no restante do Brasil, ela recebe o nome de Gênesis, em alusão ao livro bíblico que trata do início da vida e que cuja tradução significa ‘Origem’.

Outro significado alusivo ao nome da operação é pela atuação desta força tarefa que se deu na origem dos crimes, na fronteira que é considerada a porta de entrada das drogas e onde todo ciclo da criminalidade dos grandes centros começa.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/22905/visualizar/