Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Quinta - 22 de Julho de 2010 às 18:41

    Imprimir


Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior
Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior

Prestar esclarecimento acerca de questões que envolvem o superendividamento e sanar dúvidas sobre as áreas de atuação da Defensoria Pública em Mato Grosso, foi com esse objetivo que representantes de diversos bairros da região norte da Capital estiveram reunidos na noite de quarta-feira (21) no Centro Comunitário do CPA I.

O Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, abriu a noite explicando para o público presente os serviços que estão à disposição do cidadão. Os presidentes de bairros aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre os principais problemas enfrentados por quem mora em bairros periféricos. Temas como saúde, saneamento básico, iluminação pública, regularização fundiária, direito de família, entre outros foram abordados.

E como a proposta da Instituição é ter um contato mais próximo com a população, Djalma aproveitou a noite para apresentar um projeto piloto que está sendo desenvolvido pela Defensoria do Consumidor. Trata-se do gabinete itinerante que, a partir de agora, estará nos bairros levando informações acerca de problemas relacionados ao superendividamento. Para possibilitar este trabalho a Instituição adquiriu uma van gabinete com toda estrutura necessária para prestar o atendimento.

De acordo com o Defensor Público e coordenador do projeto, João Paulo Carvalho Dias, a ação deverá percorrer nos próximos meses os bairros com pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da grande Cuiabá. João Dias aproveitou a oportunidade para explicar aos interessados em levar o serviço aos bairros que representam informações sobre o que é o superindividamento: dívidas com valores exagerados onde o devedor não tem como honrar o pagamento para todos os credores sem a intervenção de um mediador.

A proposta é tornar possível o pagamento dos débitos através de uma adequação das parcelas. O consumidor se comprometerá com 30% de seus rendimentos a pagar todos os credores, ou seja ele terá 70% para manter sua subsistência. A equipe contará ainda com uma psicóloga e assistente social.

De acordo com o Defensor Geral a Defensoria Pública tem por meta estar cada vez mais próxima de quem precisa de seus serviços. “Queremos estreitar relações com a comunidade através de seus representantes proporcionando assim que a Defensoria Pública conheça a realidade de cada região do Estado e atue na resolução dos problemas enfrentados pela população”, finalizou Djalma Mendes. 






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/22937/visualizar/