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DIREITO DO CONSUMIDOR
Sábado - 17 de Julho de 2010 às 19:01
Por: DENISE SOUSA

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Assessoria/Procon-MT
Em Mato Grosso, 134 correspondentes imobiliários possuem permissão para realizar o financiamento do programa
Em Mato Grosso, 134 correspondentes imobiliários possuem permissão para realizar o financiamento do programa

Uma cobrança indevida está sendo praticada por imobiliárias e construtoras que fazem intermediação de financiamento habitacional, referente ao programa Minha Casa, Minha Vida. Denúncias de consumidores foram feitas à superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF) e ao Procon Mato Grosso, conforme foi discutido em reunião realizada na última quinta-feira (15.07), na sede do órgão.

A cobrança, segundo os corretores, é feita pela organização do dossiê do consumidor que é apresentado à instituição financeira. A gerente Regional da CEF, Jocilda Miranda de França, explica que a cobrança é indevida porque os correspondentes imobiliários já recebem pelo trabalho. “A Caixa paga de 0,5% a 1% por contrato para a imobiliária, que realiza o mesmo serviço dos funcionários do banco, caso o financiamento fosse feita em uma agência”, ressalta.

Em Mato Grosso, 134 correspondentes imobiliários possuem permissão para realizar o financiamento do programa do Governo Federal. “Para receber a documentação do consumidor a empresa assina um contrato de permissão com a CEF, que passa sob análise do Banco Central”, acrescenta a gerente.

O Procon Estadual irá notificar todos os correspondentes imobiliários da CEF, a fim de coibir a cobrança indevida que varia de R$ 200 a R$ 500. A superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza, afirma que o consumidor não deve ter medo de denunciar. “Caso tenha sido vítima da cobrança o consumidor deve registrar a reclamação no Procon, pois isso não irá interferir no processo de financiamento do imóvel”, declara.

Caso já tenha realizado a contratação, o consumidor deve procurar o órgão de defesa com o comprovante do pagamento. A empresa deve restituir em dobro o valor pago conforme dispõe o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O órgão atende ao público das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nº 917, no bairro Araés. Os telefones para esclarecimentos de dúvidas são 151 e 3613 8500.






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