Encontro vai debater prevenção, controle e combate a incêndios florestais
A Comissão de Meio Ambiente, Recursos Minerais e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Dilmar Dal Bosco, participará das atividades do II Seminário Estadual de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais.
O evento será realizado de 5 a 7 de abril de 2016, no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE). A programação inclui palestras com especialistas em diversas áreas afins, que apresentarão dados e propostas de prevenção e combate ao problema.
No primeiro dia do seminário, pela manhã, serão debatidos os temas: Incêndios florestais nas unidades de conservação estaduais em Mato Grosso, com Alexandre Miralé Batistella, da Sema; Ações da educação ambiental na mitigação das queimadas ilegais em MT, com Vânia Marcia Montalvão; O papel da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) na responsabilização do uso indevido do fogo, com Joelson Figueiredo, da Sema; e Crime de incêndio: modalidade culposa, com Gianmarco Paccola Capoani, da Delegacia Especializada do Meio Ambiente.
Ainda, Plano de Proteção do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com Vanílio Marques e Cintia Santos Brasão; Brigada Aliança, contribuindo para o controle do fogo em Mato Grosso, com Lilian Scheepers, do Instituto Terra Aliança; Resumo das atividades da Brigada PrevFogo em 2015 e metas para 2016, com Marcelo Antônio Oliveira, do PrevFogoe; Plano de Operações de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais 2016, com Paulo André da Silva Barroso, do BEA.
No período da tarde, das 12h10m às 15h20m, os temas são: O manejo do fogo no Parque Indígena do Xingu, com Fábio Monteiro, do Instituto Socioambiental; Construindo paisagens produtivas e sustentáveis, com Gina Thimotheo, do Instituto National Conservancy; Apresentação das atividades na Fazenda São Nicolau, como Projeto Poço de Carbono Florestal Peugeot-ONF e o Projeto Petra, com Cleide Arruda, da ONF Brasil Peugeot; e Campanha contra o fogo realizada em Cotriguaçu, com Denise Schutz e Ana Paula Valdiones, do Instituto Centro de Vida.
Das 15h50m às 18h, os debates são: Onde o fogo começa a vida termina! Queimar não é legal! Apague essa Ideia, com Alessandra Panizi e Oziane Rodrigues, do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de MT; Educação e agroecologia como prevenção de incêndios florestais, com Lotus Reuber, do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento; Ações colaborativas Indea-MT/CBM a serem implantadas em 2016, com Márcio Adélio de Carvalho, do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso; e As principais ameaças para a agricultura e as ações da Famato, com Lucélia Peri Avi, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de MT.
No segundo dia do seminário, os temas são: Sensoriamento remoto e uso de VANTs aplicado na área de incêndios florestais, com o professor doutor Gustavo Manzonda, da UFMT; Contribuições da reserva particular do patrimônio natural do Sesc Pantanal na proteção do pantanal: estratégias de preservação e combate dos incêndios florestais, com Cristina Cuiabália Neves, do Sesc Pantanal; O papel do Legislativo na elaboração de normas de proteção do meio ambiente, com Jorvane Reis e Gideon Danni da Rosa, da Comissão de Meio Ambiente da ALMT; e Preservando nossa flora com o 2º tenente BM Edson Mendes Martins Júnior e subtenente PM Volnei José da Rosa, do Batalhão de Polícia Ambiental.