Sejusp reinaugura a Base Comunitária de Segurança Pública do Pedra 90
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária, reinaugura nesta sexta-feira (09.07), às 9h, a Base Comunitária do bairro Pedra 90, em Cuiabá.
O local passou por reforma geral, desde instalação elétrica, pintura, forro, telhado e reforma dos banheiros, um investimento de R$ 58.387,60 da Sejusp.
A base atende, além do Pedra 90, mais 36 bairros da região. Além dos serviços integrados das polícias civil e militar, Corpo de Bombeiros e Politec, a Base Comunitária do Pedra 90 desenvolve o projeto social Só Alegria, com atividades culturais como dança e artes cênicas que envolve 85 crianças e adolescentes da região.
Com a reforma da base, será reativado o espaço para inclusão digital da comunidade da região do Pedra 90.
Hoje Mato Grosso conta com 16 Bases Comunitárias de Segurança Pública, sendo dez em Cuiabá, duas em Várzea Grande e quatro no interior do Estado: Tangará da Serra, Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop. Esta última deverá ser inaugurada até o final do mês de agosto.
A Coordenadoria de Polícia Comunitária da Sejusp prevê, ainda para este ano, a inauguração da Base Comunitária de Segurança Pública no município de Cáceres. Na sede funcionava a Companhia de Polícia Militar da cidade, espaço que será adequado com reformas para abrigar a Base Comunitária do município.
A expansão das Bases Comunitárias de Segurança Pública em Mato Grosso é uma das 15 metas propostas no Plano de Ações de Segurança (PAS), lançado este ano pelo Governo do Estado por meio da Sejusp.
Pelo programa ‘Polícia de Proximidade’, a Sejusp prevê a melhoria da atuação das bases, estabelecendo como princípio a polícia de proximidade com a sociedade.
As Companhias de Polícia Militar do bairro Santa Izabel, Planalto, Três Barras, em Cuiabá, e Jardim Imperial em Várzea Grande, também serão transformadas em Base Comunitária de Segurança Pública.