Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 18 de Junho de 2010 às 09:33
Por: Alessandro da Mata

    Imprimir


Dilma e Serra são candidatos à presidência da república
Dilma e Serra são candidatos à presidência da república

A definição de uma arena para São Paulo na Copa do Mundo de 2014 vai além das divergências envolvendo CBF, FPF, São Paulo e Corinthians. Passa pela guerra política nas campanhas para presidente e governador do Estado.

De um lado está a popularidade de Lula e a imagem do PT como o que mais fez pelo esporte no governo federal – trouxe a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos ao país. Ponto para os candidatos à presidência Dilma Roussef e ao governo do Estado, Aloizio Mercadante.

Ex-ministro de Lula, José Dirceu participa das tratativas pelo estádio do Timão em Guarulhos (na divisa com a Penha), onde o prefeito é justamente do PT. Ele ataca:

– A incompetência demo-tucana é vista no imbróglio do Morumbi. A postura dos administradores públicos, já prejudicial à população, compromete o futuro de São Paulo.

Do outro lado estão os candidatos à presidência José Serra e ao governo de São Paulo Geraldo Alckmin pelo PSDB, com apoio do prefeito Gilberto Kassab, do DEM.

Ex-ministro do Turismo no governo FHC, membro da campanha de Serra e do comitê paulista para a Copa, Caio Carvalho destaca a conquista do PSDB do Pan-Americano. Mas evita o embate:

– A discussão é de responsabilidade com o dinheiro público, não vamos entrar no campo político.

Contudo, PSDB e DEM também veem no estádio em Pirituba, Guarulhos (em Cumbica) ou o Pacaembu a chance de ganhar os esportistas.

Benefícios para o PSDB:

Para o candidato José Serra, há um desgaste por conta da condução do projeto do Morumbi para a Copa-2014. Reverter essa imagem com um estádio em Pirituba ou Guarulhos, nos arredores de Cumbica (em terreno da Dersa), além da Arena Palestra Itália ou o Pacaembu, é algo estudado pelo partido.

A tentativa de aproveitar o clima esportivo já começou, com Serra acompanhando Brasil 2x1 Coreia do Norte ao lado da vereadora do PSDB e presidente do Flamengo, Patrícia Amorim.

Como secretário de desenvolvimento do Estado até o início do ano, Geraldo Alckmin conduziu processos com a Dersa, como exemplo as melhorias na Marginal Tietê. Atrelar-se a um estádio para a Copa, como em Guarulhos (Cumbica), tende a lhe ser vantajoso.

Benefícios para o PT:

Para o PT, a participação em um estádio para a Copa-2014 pode alavancar a candidatura à presidência de Dilma Roussef em São Paulo, justamente no reduto eleitoral do concorrente José Serra. Isso se daria com o apoio da Prefeitura de Guarulhos e o estádio do Banif.

De quebra, o estádio ajudaria também Aloizio Mercadante, concorrente ao Governo de Estado. Seu principal oponente é Geraldo Alckmin, outro com boa aceitação em São Paulo.

Embora não veja o projeto como o mais interessante e rentável para o Corinthians, pois Banif e Bradesco teriam direitos de propriedades como naming rights e outras, Andrés Sanchez, filiado ao PT, não quer perder a chance de construção de uma arena no ano do centenário do clube paulista e de sua projeção política.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/23230/visualizar/