Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 15 de Junho de 2010 às 17:44
Por: Renata Neves

    Imprimir


O pré-candidato ao Senado, Antero Paes de Barros, concedeu entrevista à Rádio Industrial de Várzea Grande (1070 KHz)  na manhã desta terça-feira (15), quando falou sobre os trabalhos prestados enquanto senador, reafirmou a força e união da aliança PSDB/DEM/PTB e fez uma análise sobre o papel do Estado e do Senado Federal.

Antero disse que houve uma estagnação no funcionamento do Conselho de Ética do Senado e que as atividades precisam ser retomadas de maneira mais efetiva. Durante seu mandato de senador (1999 a 2006), os trabalhos do Conselho de Ética do Senado tiveram grande visibilidade.

Ele foi o autor da denúncia sobre o caso Waldomiro Diniz, que revelou o envolvimento de um dos homens de confiança do então ministro da Casa Civil, José Dirceu, nas negociações para o favorecimento em concorrências, em troca de propinas e contribuições para campanhas eleitorais.

Integrante do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, Antero foi intransigente na defesa da moralidade pública, no julgamento de denúncia contra senadores, por quebra de decoro parlamentar na violação do sigilo de votações no plenário.

“O Senado parou depois de todos esses escândalos para fazer uma reforma e agora, um ano após a reforma, além de não diminuírem as despesas, ainda colocaram mais mil pessoas lá dentro”, observou Antero.

Antero afirma que é preciso defender o Senado que, segundo ele, é a melhor instituição parlamentar do Brasil. “É evidente que toda instituição tem seus erros e acertos. O que precisa mudar é uma ou outra pessoa que esteja agindo de forma incompatível com o decoro parlamentar. O Conselho de Ética precisa voltar a funcionar. É isso o que a sociedade brasileira pede”, ressaltou.

O pré-candidato também defende a figura do “Estado necessário”. Para ele, o Estado deve ser responsável pelas áreas de educação, saúde e segurança.

Receptividade no interior – Antero falou ainda sobre a boa receptividade de sua pré-candidatura no interior de Mato Grosso, por lideranças das mais diversas cores partidárias. Apesar de ter sido o último pré-candidato ao Senado a anunciar sua disposição à disputa, ele figura em segundo lugar em todas as pesquisas de opinião.

“Isso é um reconhecimento do nosso mandato. Mas, além de mostrar o que foi feito, também estou destacando o que pretendo fazer”, ponderou.

Uma das propostas defendidas pelo pré-candidato é a reativação do Programa BID Pantanal. Além de gerar benefícios para a saúde das pessoas, para o Rio Cuiabá e o Pantanal, Antero acredita que a obra também vai trazer recursos para o turismo de Mato Grosso.

“Esse assunto já foi votado no Senado e não precisa passar pela Câmara dos Deputados. Basta apenas retomá-lo e colocá-lo em execução”, salientou.

Copa de 2014 – Em resposta ao questionamento feito pelo radialista Galdino Negrão, sobre as expectativas para a Copa em Cuiabá, Antero disse que está otimista, mas considera desnecessária a derrubada do estádio Verdão.

“O projeto vencedor previa o gasto de R$ 180 milhões para reformar o Verdão e transformá-lo em uma arena multiuso. A derrubada do estádio vai gerar um gasto excedente de R$ 320 milhões, que poderiam ser utilizados para a melhoria das nossas estradas, entre outras coisas. Para aproveitar o novo estádio da melhor maneira após a Copa, será necessário fazer projetos para incentivar o esporte do estado”, defendeu.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/23254/visualizar/