Polícia Civil inaugura sede da DHPP e Central de Plantão da Capital
As novas instalações da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Central de Registro de Ocorrências e a Coordenadoria de Plantão foram inauguradas, na sexta-feira (07.05), pelo diretor geral a Polícia Judiciária Civil, Paulo Rubens Vilela e o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho. As unidades já estão atendendo na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), nº. 1044, centro de Cuiabá.
O diretor geral da Polícia Judiciária Civil, Paulo Rubens Vilela, salientou que o novo prédio está mais acessível à população por estar no centro da Capital. Vilela destacou ainda que uma das prioridades da Polícia Civil é melhorar o atendimento ao cidadão, tanto na infraestrutura quanto no serviço prestado. “Estamos buscando a otimização de policiais com a centralização da lavratura de flagrantes e o registro de ocorrências, em endereço de fácil acesso”, afimou.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, visitou a nova sede da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e disse que estava cumprindo com um compromisso firmado com o delegado Márcio Pieroni, desde que assumiu a Sejusp. “O local é bem condizente com as necessidades da Delegacia”, disse. “As especializadas precisam de investimentos porque realizam investigações diferenciadas”, frisou.
Ao entregar 4 novas viaturas para a Coordenadoria de Plantão, Curado destacou que o Plantão e a Central de Registros de Boletins de Ocorrências são medidas que estão no Plano de Ações de Segurança (PAS), já que são os dois principais setores da Polícia Civil e onde se realizam o primeiro atendimento ao cidadão.
A Coordenadoria de Plantão será responsável pela lavratura de todos os flagrantes de crimes gerais (roubos, furtos, tentativas de homicídios, estelionato, entre outros) ocorridos na Capital e coordenará os plantões das delegacias dos municípios da Baixada Cuiabana. Para o serviço emergencial (flagrantes e termos circunstanciados) a Coordenadoria vai trabalhar com um efetivo de efetivo de sete delegados, 30 escrivães e 50 investigadores, em regime de plantão 24 horas. Nos plantões terá diariamente um delegado, cinco escrivães, dez investigadores e cinco viaturas.
Já a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), instalada no primeiro e segundo andar, conta com efetivo de seis delegados, 12 escrivães, 37 investigadores, dois estagiários e um agente priosional. Com a mudança de endereço a Delegacia vai receber reforço de mais dois delegados, um já de imediato, com equipes de escrivão e investigadores, para atuarem especificamente nos crime de homicídios praticados
Central de Ocorrências
Funcionando 24 horas, no mesmo prédio, a Central de Ocorrências da Prainha é mais uma ponto de registro de boletins de ocorrências, além dos Centros Integrados de Segurança e Cidadania (CISC), que continuarão registrando as ocorrências e fazendo as investigações de delitos praticados nos bairros de suas regiões. “Manteremos nos Cisc um ponto de atendimento 24 horas para os registros de boletins”, afirmou o diretor metropolitano Marcos Veloso.