Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Terça - 04 de Maio de 2010 às 17:28

    Imprimir


Ciente do agravamento das condições ambientais do planeta e de suas conseqüências, o Jaguariuna Rodeo Festival assinou um importante contrato com a empresa The Green Iniciative (TGI), para zerar a emissão de gases gerados pelo evento. Firmado na última sexta-feira, 30 de abril, o projeto é inédito na história do segmento de rodeios.  O objetivo é medir e compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), geradas pelo evento e seus frequentadores, por meio do plantio de novas árvores.

Quantificar as emissões de GEE e zerá-las por meio de restauros florestais implica na expansão deste novo paradigma de relação homem/ambiente. Ao restituir áreas de matas degradadas com espécies nativas, proporcionamos benefícios globais através da absorção do gás carbônico da atmosfera. O Restauro Florestal será projetado com critérios de máxima diversidade de espécies, divisão por classe de sucessão e condições específicas do local escolhido.

Afim de calcular as emissões de GEE decorrentes da atividade em estudo de maneira coerente são utilizados procedimentos propostos pelo GHG Protocol. Este protocolo é fruto de uma parceria entre empresas, ONGs e governos de diversos países, produzido pelo World Resources Institute (WRI).

A parceria do JRF com a Fundação ORSA  foi firmada em 30 de abril de 2010. A iniciativa vai representar a neutralização da emissão de carbono no ar e o plantio de 2 mil árvores. O Rodeio de Jaguariúna, reconhecido como o maior festival country do Brasil é a partir de sua 22ª edição, de 6 a 15 de maio de 2010, o primeiro rodeio a adotar a iniciativa do carbono zero.

 






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/23618/visualizar/