Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sexta - 16 de Setembro de 2016 às 23:06
Por: Redação TA c/Seduc/Sael-MT

    Imprimir


Foto; Divulgação
Atividades serão desenvolvidas no Sesipark Morada do Ouro, em Cuiabá
Atividades serão desenvolvidas no Sesipark Morada do Ouro, em Cuiabá

Cerca de 2 mil pessoas são esperadas no evento de Esporte e Lazer, que ocorre nesta terça-feira (20), no complexo Sesipark, no bairro Morada do Ouro em Cuiabá. A ação integra a programação da 2ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência – projeto lançado pelo Governo de Mato Grosso.

Na terça-feira, a programação começa às 7h30 e se estende até às 17h. Entre as atividades, estão futebol de 5 (para deficientes visuais), futsal de surdos, tênis de quadra, basquete e bocha paralímpica (todos de cadeira de rodas). Na parte do lazer, haverá hidroginástica e tobogã na piscina do complexo.

De acordo com o coordenador da Superintendência de Políticas Esportivas da Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer ( Seduc/Sael-MT), Luiz Tamba, o órgão será o responsável pelas atividades esportivas durante a II Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.

Ele ressaltou que a organização do evento mandou convites para todo o Estado. “Nossa expectativa de participação é grande. Acreditamos que mais de 2 mil pessoas participem dessa ação, entre atletas e seus familiares”, destacou o coordenador.

O Esporte e Lazer no Sesipark contará com apoio do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coned-MT), Secretaria Adjunta da Pessoa com Deficiência da Casa Civil, Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo (CEAADA-MT)e acadêmicos voluntários do curso de Educação Física.

A SEMANA

A 2ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência é organizada pela Casa Civil, em parceria com diversas secretarias de Estado. O evento ocorre entre os dias 19 e 24 deste mês e contará com uma série de atividades nas áreas de Educação, Esporte e Lazer (Seduc/Sael-MT), Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), Cidades (Secid-MT) e Planejamento (Seplan-MT) voltadas à pessoas com deficiência.

De acordo com o secretário adjunto de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcione Mendes de Pinho, a diversidade de atividades representa o trabalho integrado desenvolvido pelo Governo do Estado.

“A ação serve para chamar atenção dos mato-grossenses para o que já vem sendo feito e o que ainda necessita ser realizado para melhorar o dia a dia da pessoa com deficiência em Mato Grosso. Queremos mostrar ao público a realidade e as necessidades destas pessoas. O trabalho em conjunto com os mais variados órgãos auxilia na concretização das ações por completo”, destacou Pinho.

No dia 19, a abertura do evento será realizada no salão nobre Cloves Vetoratto, a partir das 8 horas, com a presença do governador Pedro Taques e demais autoridades. Já às 9 horas, ocorre o 1º Fórum de Discussão sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que terá como palestrante o promotor de Justiça do Pará, Waldir Madeira. No período vespertino, outras duas palestras serão ministradas: “Cultura surda na visão do surdo” e “Cultura surda na visão do ouvinte”.




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/24128/visualizar/