1º CARAVANA
Politec entrega carteiras de identidade à população de Barra do Bugres
As 328 carteiras de identidade solicitadas na 1ª edição da Caravana da Transformação em Barra do Bugres estão prontas e começaram a ser entregues à população no posto de identificação da cidade, anexo à Prefeitura Municipal.
O evento aconteceu nos dias 16 e 17 de julho e a confecção do documento foi realizada pelo Instituto de Identificação em Cuiabá, no prazo de 60 dias, e encaminhadas via malote ao município.
Para a emissão do documento de identidade é necessário realizar diversas rotinas processuais que começam na solicitação do documento em um dos postos de identificação, ou em mutirões da cidadania, e passa pelos setores de conferência, análise e confronto, validação no Centro de Processamento de Dados, impressão e finalmente a entrega. Todo o processo envolve o trabalho de 55 profissionais entre Papiloscopistas, Técnicos de Desenvolvimento Econômico e Social e estagiários.
O mutirão da Caravana da Transformação beneficiou centenas de pessoas que não teriam condições para pagamento da taxa de emissão da 2ª via, e facilitou o acesso para quem ainda não tinha o documento.
“Essas parcerias garantem que o Governo do Estado leve dignidade para todos os mato-grossenses que por algum motivo estavam invisíveis”, afirmou o governador Pedro Taques. “Nossos esforços são sempre para trazer à luz essas pessoas, garantir a dignidade. Isso se faz por meio da emissão de documento”, ponderou.
Serviço
O documento de identidade pode ser solicitado nos postos de identificação, presentes em 128 municípios do Estado. Os requisitos para a emissão são: 02 fotos 3×4, certidão de nascimento ou certidão de casamento (originais), CPF (opcional, apenas se o interessado desejar ter o número do CPF no seu RG). A primeira via é gratuita.
A 2ª via pode ser solicitada mediante pagamento do boleto da taxa de Segurança Pública (Disponível no Portal da Segurança, na guia ‘taxas de Segurança Pública’,ou apresentação da Declaração de Hipossuficiência Financeira pela Defensoria Pública.
Podem ser emitidas para atualização de foto ou nome do portador; documento em mau estado de conservação ou danificada e em caso de perda, roubo, extravio ou furto (com apresentação de Boletim de Ocorrência).