Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 29 de Março de 2016 às 09:46
Por: RDNews

    Imprimir


Sete dos 21 vereadores por Várzea Grande já oficializaram mudança de partido nos últimos dias. Outros seis analisam a possibilidade de trocar de legenda, sendo que três estão sem partido e avaliam qual sigla será melhor para os seus planos políticos. O DEM da prefeita Lucimar Campos foi o partido que mais cresceu com a janela, que encerra na próxima sexta (1º).

Os vereadores Hilton Gusmão, Pedrinho e Nilo Campos deixaram o Pros, Solidariedade e PV, respectivamente, para aderirem à sigla social-democrata. Com as adesões, o DEM que já contava com os vereadores Nana e Joãozito conquistou a maior bancada da Câmara de Várzea Grande.

As articulações políticas foram conduzidas pelo marido da prefeita, o ex-senador Jayme Campos, que vislumbra no crescimento partidário a possibilidade de se fortalecer contra os constantes embates no Legislativo. Já o líder do Governo, Claido Ferrinho, trocou o Pros pelo PT do B.  Enquanto isso, Miguel Baracat decidiu deixar o PT e já anunciou a adesão ao PSC. 

Joaquim Antunes trocou o PMDB pelo PSDB. Outros parlamentares queriam aderir à sigla do governador Pedro Taques, no entanto, foram vetados pela direção partidária de Várzea Grande.

Miriam Pinheiro deixou o PHS para se filiar ao recém-criado PMB. A mudança não está relacionada à janela para os demais, tendo sido amparada por outra brecha. Acontece que decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu prazo ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), Rede e Partido Novo para filiar deputados e vereadores, que poderiam ser enquadrados como infiéis, dependendo da data de filiação. 

Em definição  

O presidente da Câmara Jânio Calistro estuda a possibilidade de deixar o PMDB para aderir ao PSD do vice-governador Carlos Fávaro. Ivan dos Santos, por sua vez, está inclinado a seguir Miguel Baracat e também deve trocar o PT pelo PSC. Já Leonado Mayer deve retornar para o DEM, partido com quem rompeu logo no inicio do mandato para se filiar ao Pros. À época, a cidade era comandada por Wallace Guimarães (PMDB), que foi cassado.

Sem destino 

Nos últimos dias, Gordo Goiano deixou o PT, Sumaia Leite saiu do Solidariedade e Fábio Saad se desfiliou do PTC. Nenhum, no entanto, definiu em qual legenda vai se filiar. 

Permanecem 

Os vereadores Maninho de Barros (PSD), Chico Curvo (PSD), Wanderlei Cerqueira (PSD),  João Madureira (PSC), Joãozito (DEM), Nana (DEM), Kalil Baracat (PMDB) e Waldir Bento (PMDB) devem permanecer nos respectivos partidos. Até o momento, nenhum sinalizou com a possibilidade de trocar de sigla. 




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/2429/visualizar/