Operação Lei Seca resulta em 48 autuações em infrações de trânsito
A 19ª edição da operação Lei Seca, em Cuiabá, foi realizada na madrugada deste sábado (24.09), na operação Brasil Central Seguro, deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A ação integrada resultou em 75 testes de alcoolemia, 48 Autos de Infração de Trânsito, sendo 6 flagrantes por embriaguez.
A operação, realizada das 03h às 6h50, na Avenida Miguel Sutil, resultou na prisão em flagrante de 06 pessoas que conduziam veículo sob efeito de álcool, além da notificação de 16 condutores que apresentaram teor abaixo de 0,34 miligramas de álcool por litro soprado no bafômetro, 09 por se recusarem a realizar o teste e 17 por outras irregularidades.
Um menor foi apreendido por dirigir sem habilitação e sob o efeito de álcool. No total, foram 75 veículos abordados e 75 testes de alcoolemia realizados, 26 carteiras de habilitação e 09 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) recolhidos, além de 5 veículos apreendidos.
Participaram da operação Lei Seca a Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Batalhão de Trânsito e Delegacia de Trânsito (BPMtran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran)
Interior do Estado
Operações da Lei Seca foram realizadas também no interior do Estado, com blitzes de trânsito, fiscalizações em bares, lanchonetes e outros pontos de vendas de bebidas alcoólicas.
Em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste), a operação integrada da Polícia Civil, Polícia MIlitar, Corpo de Bombeiros MIlitar e Vigilância Sanitária fechou quatro estabelecimentos comerciais que funcionavam sem alvará e notificou outros 13 por falta de licença do Corpo de Bombeiros.
Legislação
O condutor que é flagrado com teor até 0,33 miligramas de álcool por litro de ar é autuado administrativamente, com aplicação de multa de R$ 1.915,00, apreensão de CNH, pontos na carteira e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado. Além dessas punições, os motoristas flagrados com concentração maior de álcool estão sujeitos a uma pena de detenção que vai de um a três anos de cadeia.