Usuários do “Prato Popular” terão dia de cultura, saúde e embelezamento Vinculada à Setas, unidade visa garantir a segurança alimentar de cidadãos vulneráveis
Os usuários do restaurante Prato Popular terão acesso a uma programação especial nesta sexta-feira (30.09). A unidade, que é vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), levará atividades culturais, ações de prevenção para saúde e embelezamento gratuitamente para os cidadãos.
Conduzida por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS), a ação visa possibilitar um dia especial aos cidadãos que frequentam o restaurante, em especial àqueles considerados em situação de vulnerabilidade social. Para tanto, a programação será iniciada logo cedo, às 9h.
O titular da Setas, Valdiney de Arruda, e a secretária adjunta de Assistência Social, Marilê Ferreira, realizarão a abertura do evento. “Será uma oportunidade especial de levar um gesto de carinho e atenção a quem precisa desse espaço de socialização”, ponderou o secretário.
Logo após a abertura, às 9h15, começarão as apresentações artísticas. No mesmo horário, será iniciado o teste de glicemia para quem estiver em jejum. Das 9h às 13h, os usuários poderão obter orientação nutricional, realizada pelo Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).
Durante todo o dia será realizada ainda aferição de pressão arterial. Das 9h às 12h, a escola Galvan Cabelereiros realizará corte de cabelo gratuito para homens e mulheres. Das 10h às 11h, a Escola Municipal Francisco Pedroso da Silva irá realizar apresentação de siriri e cururu.
E para finalizar a programação, será apresentado um cardápio especial cuiabano para quem almoçar no restaurante, com a tradicional “maria isabel” ao custo de R$ 2, das 11h às 13h. O Restaurante Prato Popular fica localizado na Rua Baltazar Navarros, ao lado do Sine Matriz, região central de Cuiabá.
Confira aqui a programação completa.
Prato Popular
Sessenta e cinco mil refeições foram servidas na unidade somente no primeiro semestre deste ano. Em janeiro, foram servidas 10.187, em fevereiro foram 10.076 e 12.354 em março. Em abril, maio e junho, a média seguiu em torno de 10 mil refeições ao mês.
A média diária de atendimentos é de 500 pessoas. No mesmo período no ano passado, de acordo com a superintendente interina da SSUAS, Cristina Setsuco, o número de refeições servidas por dia era 400, o que demonstra o aumento da procura pelo local.
“Talvez pelo momento de crise econômica, nosso público aumentou consideravelmente somente nos primeiros meses deste ano. E o Governo do Estado trabalha com empenho para garantir o direito de segurança alimentar e nutricional do cidadão”, disse.
Para Aluízio Anunciação, coordenador do Prato Popular, o baixo preço da refeição, que custa R$ 2, representa um alívio para o cidadão em situação de vulnerabilidade. “Aqui é possível obter uma refeição de qualidade a um pequeno custo econômico”, observou.