Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sábado - 01 de Outubro de 2016 às 06:51
Por: Redação TA c/ TRE-MT

    Imprimir


Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT

Com o objetivo de prestar contas à sociedade de todos os atos relacionados, direta ou indiretamente, à preparação e realização das Eleições 2016, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Luiz Ferreira da Silva, se reuniram na sexta-feira (30/10) com a imprensa, quando entregaram informações relacionadas às áreas de administração e orçamento; pessoal; tecnologia da informação; e judiciária, dentre outros.

Durante o encontro, que foi denominado Observatório das Eleições 2016, as autoridades expuseram ainda as inovações trazidas nestas eleições, como aplicativos de celular, por exemplo, e demonstraram que a Justiça Eleitoral sofre constantes atualizações, buscando sempre aprimorar os serviços entregues à sociedade.

"A Justiça Eleitoral é uma instituição pública que tem por dever moral e legal prestar contas à sociedade de todas as suas ações, tornando-as transparentes e acessíveis. E é com essa intenção que promovemos esse Observatório, convocando a imprensa de Mato Grosso, que tem sido grande parceira na divulgação de todos os atos promovidos por essa justiça especializada", ressaltou a desembargadora.

O corregedor eleitoral, desembargador Luiz Ferreira da Silva, elencou várias ações realizadas pela Corregedoria, nestas eleições, e falou dos desafios enfrentados em Mato Grosso. "A missão da Justiça Eleitoral não é fácil em um Estado com dimensões extremas como o nosso. Isso por que, além de toda a logística necessária (preparação e transporte das urnas eletrônicas, treinamento e alimentação dos mesários, distribuição de materiais, segurança, transmissão dos resultados, apuração e totalização etc...), temos, também, o dever de fiscalizar e coibir qualquer espécie de abuso de poder político e econômico, fazendo com que as eleições, além de céleres e transparentes, tenham um resultado limpo e isento de fraudes. Esta é a nossa principal missão! E para isso contamos com todo o corpo social na fiscalização do processo eleitoral".

Luiz Ferreira também prestou contas dos trabalhos realizados pela Corregedoria. "Neste ano a Corregedoria expediu, entre provimentos, orientações, ofícios e mensagens eletrônicas, mais de 1.000 atos. Realizamos 10 correições presenciais no Estado e este Corregedor visitou, nesses últimos dias, os longínquos Municípios de Vila Rica, São Félix do Araguaia, Juína, além de Barra do Garças e Rondonópolis, ocasião em que nos reunimos com juízes e promotores, candidatos, representantes de partidos, coligações, advogados e imprensa, no intuito de debatermos abertamente as questões afetas ao processo eleitoral".





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/24427/visualizar/